UP lança pré-candidatura de esquerda à Prefeitura de Mossoró
Natal, RN 15 de jul 2024

UP lança pré-candidatura de esquerda à Prefeitura de Mossoró

3 de julho de 2024
4min
UP lança pré-candidatura de esquerda à Prefeitura de Mossoró

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Depois do recuo do PT, que retirou o nome da deputada estadual Isolda Dantas, a Unidade Popular pelo Socialismo (UP) lançou o que é atualmente a única pré-candidatura de esquerda à Prefeitura de Mossoró. O partido apresentou os nomes de Victor Hugo Sousa, 26, para prefeito, e Renan Marrocos, 27, para vice.

Victor Hugo é estudante da Ufersa e tatuador, enquanto Marrocos é aluno de Rádio, TV e Internet na Uern e coordenador-geral do DCE da instituição.

“Estamos nos apresentando em um cenário em que os trabalhadores e trabalhadoras, que são a imensa maioria dos eleitores em Mossoró, estavam sem representação, sem uma candidatura realmente advinda das camadas populares. Esse é o primeiro processo eleitoral da UP na cidade e temos a certeza que é uma oportunidade ímpar para dialogar com as pessoas e mostrar que elas têm uma alternativa e que o novo sempre virá”, destacou o pré-candidato à prefeitura Victor Hugo Sousa.  

Para ele, em Mossoró sempre houve um cenário em que a Prefeitura esteve nas mãos das oligarquias locais e defendendo os interesses dos ricos da cidade. Com o atual prefeito, Allyson Bezerra (União Brasil), não seria diferente, defende.

“A gestão é marcada por ataques aos direitos dos servidores municipais, precarização do transporte público, o abandono dos bairros pobres e das periferias e também o despejo de recursos públicos em propaganda e marketing para maquiar toda essa realidade”, critica Sousa. 

“Por isso existe uma necessidade de uma candidatura verdadeiramente de esquerda, comprometida com os interesses da classe trabalhadora, que não ficará refém dos grupos políticos tradicionais.”

Ainda segundo Victor Hugo, o desafio na cidade será denunciar as condições de vida do povo mossoroense e a realidade da educação, como a falta de vagas para crianças em creches e escolas.

“Tem escolas que estão caindo aos pedaços, assim como as UPAs, que até falta medicamentos. E isso é um desafio, porque o prefeito é praticamente um blogueiro, tem centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, só mostra o que lhe convém e esconde essa realidade da população. Então, outro grande desafio que a gente tem pela frente é o de organizar o povo para lutar e reivindicar esses direitos. Porque todos esses serviços são apenas direitos da população”, enfatiza.

A juventude também estará no centro dos debates da pré-candidatura, segundo Renan Marrocos.

“A juventude preta dessa cidade nunca foi colocada no centro do debate em Mossoró. Enquanto isso, muitos jovens seguem diariamente sendo reprimidos pela polícia, por uma violenta guarda municipal e também pela total falta de oportunidades e esperança em um futuro melhor. Nessas eleições temos a chance de mostrar aos poderosos que haverá resistência contra os ataques e retrocessos. Seremos nós por nós”, destacou o pré-candidato a vice-prefeito Renan Marrocos.

Diretório Municipal

Além de definir a pré-candidatura, a Unidade Popular também formou o primeiro Diretório Municipal em Mossoró.

Por aclamação, em plenária na segunda (1), foi escolhido o nome da estudante de serviço social Bruna Fernandes como presidenta da legenda, tendo como vice o jornalista Cláudio Palheta. Para o Secretariado Geral foi definida a professora e cientista social Natalia Melo, para a tesouraria o professor e historiador Moises Ribeiro, na pasta de mulheres foi escolhida a estudante de psicologia Rebeca Canário. Vitor Hugo e Renan Marrocos foram escolhidos respectivamente como diretores de juventude e de diversidade étnico-racial.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.