Apesar do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), ter liberado nesta quarta (9) o uso da máscara de prevenção à covid-19 em ambientes abertos e fechados, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL – Natal) foi mais precavida e recomendou que os empresários mantenham em seus estabelecimentos o uso de máscara por seus colaboradores.
Mesmo com o decreto municipal, continua prevalecendo o decreto estadual, que obriga o uso de máscara de proteção contra a covid-19 tanto em ambientes abertos, quanto fechados. De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em casos conflitantes, prevalece o decreto mais rígido em relação às medidas de controle da covid-19.
A liberação do uso de máscara, apenas em ambientes abertos, está programada para começar no dia 16 de março, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
Confira a nota da CDL Natal na íntegra:
A CDL Natal sugere que colaborador do comércio continue a usar máscaras
A Publicação do Diário Oficial do Município que desobriga o uso de máscaras em Natal cria um novo momento na pandemia do Covid-19. Um momento esperado por muitos, que é deixar de usar máscaras.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal entende que o momento é oportuno para essa determinação, diante do avanço da vacinação da população, e que aos poucos é possível voltar a circular sem máscaras.
Contudo a CDL Natal sugere aos empresários que mantenham em seus estabelecimentos os colaboradores usando máscaras nesse primeiro momento.
“A pandemia mexeu muito com todo mundo. O psicológico de algumas pessoas foi abalado, e elas tem medo de sair de casa, de não usar máscaras, em especial aqueles que perderam parentes, amigos ou que tem comodidades. Então em respeito a essas pessoas, acredito ser mais pudente mantermos os colaboradores usando máscaras e deixar a decisão de usar ou não para o consumidor”, afirmou José Lucena, presidente da CDL Natal.