CIDADANIA

Deslizamento de terra é registrado durante a madrugada na Enseada dos Golfinhos, em Pipa

Um bloco de terra localizado na Enseada dos Golfinhos, na praia de Pipa (RN), caiu durante a madrugada desta quarta (02). A área onde foi registrada a movimentação fica numa região mais isolada e, apesar da ocorrência, não houve mortos, nem feridos. A Defesa Civil do município de Tibau do Sul está no local, isolou a área e está fazendo a sinalização.

Apesar da presença de falésias na região, os técnicos da Defesa Civil dizem que o que houve foi uma movimentação de massa ou de bloco de terra, não chegando a caracterizar a queda de falésia. Eles consideraram que essa movimentação foi de grande intensidade e uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que já acompanhava a ocorrência de quedas de falésias, foi chamada para avaliar a intensidade da movimentação.

Além dessa ocorrência na enseada dos Golfinhos, também foi registrada uma outra movimentação de massa, porém de menor intensidade, na Praia do Centro, também em Pipa. O local fica próximo à região onde, em 2020, a queda de uma falésia provocou a morte de um casal, Hugo Pereira, Stella Souza, e do filho de sete meses, Sol. Todos moradores de Pipa. Em janeiro e abril deste ano foram registrados deslizamentos de terra na mesma área.

Essa segunda movimentação fica à esquerda do ponto em que a família morreu se você estiver na posição de quem está no mar e olha para a falésia. Esse local também já foi identificado e isolado. O movimento foi pequeno, mas a equipe da UFRN também vai fazer uma análise mais detalhada desse local”, adianta o Tenente Coronel Marcos de Carvalho, Coordenador da Defesa Civil do RN.

Segundo a Defesa Civil, não há risco para quem passa de barco pela região por causa da movimentação de terra, o perigo é para as pessoas na praia ou no topo de falésias.

Família morreu ao ser atingida por rochas do paredão em outubro de 2020

Saiba +

Falésia que matou casal e bebê em Pipa deu sinais de desmoronamento em 2018

Novo deslizamento é registrado em falésia de Pipa onde rochas vitimaram família em 2020

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo