CIDADANIA

Empresários do turismo no RN cobram ações para o setor em meio a hospitais lotados

Mesmo com afrouxamento das medidas de prevenção à covid-19 e altas taxas de ocupação de leitos críticos no estado, os empresários do turismo no Rio Grande do Norte continuam reclamando atenção e recursos do Estado, buscando apoio da oposição e da imprensa. Diante disso, o Governo do RN tem prestado contas do que fez para tentar minimizar os impactos da pandemia nesse setor.

Nesta segunda-feira (10), representantes do setor buscaram a Assembleia Legislativa à procura de interlocutor. “O nosso pedido é que o deputado Ezequiel [Ferreira, presidente da ALRN] seja uma força, seja nosso representante junto ao Governo do Estado para superarmos a maior crise da história do turismo do RN”, disse o presidente do Natal Convention Bureau, George Gosson.

O secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, havia publicado na quinta-feira (6) em rede social, lista das vantagens oferecidas ao segmento durante a crise sanitária e econômica. E disse que a pauta é prioritária para a gestão.

“Isso pode não resolver o problema mas é muito distinto de somente discurso. O Governo do RN trata o turismo como prioridade desde que a governadora Fátima Bezerra assumiu a gestão estadual, no entanto é preciso entender que a pandemia em TODO O MUNDO atinge este setor de forma brutal”, escreveu no Twitter.

Cadu Xavier disse ainda que o Governo seguirá agindo com prudência, visando salvar o maior número de vidas possíveis, e mitigando dentro das possibilidades os efeitos econômicos e sociais da doença. “Seguiremos evoluindo nas flexibilizações de forma gradual sempre que os indicadores permitirem”.

Às 16h08 desta segunda, a taxa de ocupação de leitos críticos no estado era de 92,2%. Doze hospitais públicos estão com UTIs lotadas. A maioria desses leitos são liberados por morte dos pacientes. O estado soma 231.852 casos confirmados e 5.655 óbitos.

Confira principais ações do Governo para o Turismo:

1 – redução do ICMS do querosene de aviação para companhias aéreas mediante metas de incremento de voos;
2 – redução de ICMS da energia elétrica para hotéis e pousadas até 12/21;
3 – prorrogação do ICMS Normal de abril por 90 dias para Bares e Restaurantes;
4 – prorrogação do IPVA para empresas do setor de turismo em geral, inclusive eventos;
5 – desburocratização de linha de crédito especificamente para bares e restaurantes;
6 – concessão de isenção da tarifa de água para bares e restaurantes por 3 meses;
7 – Super Refis para parcelamento de débitos tributários com o governo do estado;
8 – Linha de crédito através da AGN para informais e MEI do turismo.

Além de redução do ICMS em produtos e serviços, os empresários querem isenção do imposto para compras de veículos e voltam a uma reivindicação anterior ao coronavírus, eles pedem a legislação ambiental seja alterada para concessão de licenças.

A Secretaria de Turismo acrescenta que o Governo do estado tem investido na promoção do RN como destino. Durante todo mês de janeiro, houve uma grande campanha de marketing na Band, o Band Verão. Além disso, o estado captou dois grandes eventos esportivos: o RN será o primeiro estado do nordeste a sediar a largada do Rally dos Sertões e o inédito Rally de KiteSurf de longa distância.

Outra medida foi a criação do Turismo Cidadão, em parceria com o programa Nota Potiguar da Secretaria de Tributação do RN. A iniciativa permitiu a cidadãos a troca de pontos acumulados no aplicativo por diárias em meios de hospedagem e passeio de buggy nos prestadores de serviço cadastrados no programa. A Secretaria anunciou que em breve vai lançar a segunda etapa, beneficiando vários segmentos turísticos, inclusive bares e restaurantes.

Em fevereiro deste ano foi lançado o Sistema de Inteligência Turística do RN, uma plataforma desenvolvida pela Federação do Comércio, com o apoio do Senac RN, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur).

A pasta ainda lista capacitações online, em parceria com as Associações Brasileiras de Agências de Viagens – Abavs e operadoras. Foram mais de 7 mil agentes de viagens de todo o Brasil e, em 2021, em torno de 600.

Houve também, de acordo com a Setur, campanha de marketing cooperado com as principais operadoras do país; criação do evento RN Experience, que vai capacitar mais 180 agentes de viagem; e lançamento do concurso dos guias de turismo nesta segunda-feira (10). Trinta e dois guias de turismo, com cadastro ativo no Cadastur, serão premiados. O valor total das recompensas chegam a R$ 80 mil.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Previous ArticleNext Article
Isabela Santos é jornalista e repórter da agência Saiba Mais