1
Governadores do Nordeste fazem competição informal para acertar Estado que dará maior percentual a Lula na região
10 de outubro de 2022
2min

00:00
00:00
A governadora Fátima Bezerra (PT) revelou uma “competição saudável” entre os governadores eleitos do Nordeste e candidatos do PT que chegaram ao segundo turno: acertar qual Estado dará mais votos a Lula (PT) na segunda rodada das eleições.
Em entrevista ao programa Balbúrdia, nesta segunda (10), a governadora lembrou de um evento que participou na última quarta-feira (5), em que a brincadeira surgiu. Em São Paulo, ela se reuniu com Lula e outros governadores e senadores eleitos.
“E lá quem ficou mais vaidoso, no bom sentido, foi Wellington [Dias (PT-PI], porque o maior percentual até agora foi do Piauí que passou de 70%”, se divertiu Fátima.
“Começou a brincadeira. Aí Wellington disse: ‘presidente, o Piauí é o campeão’. Aí [Flávio] Dino (PSB-MA) disse: ‘Alto lá! Foi no primeiro turno’, aí eu disse: “Alto lá! Porque o Rio Grande do Norte está na fila!’”.
Segundo a governadora, entretanto, a competição é feita de forma positiva.
“Mas é uma competição saudável para que a gente possa ampliar a votação do Lula no Nordeste, e para tanto o Rio Grande do Norte deve fazer o seu papel”, apontou. Na entrevista, Fátima ainda rechaçou a política do Governo Federal.
“Eu não acredito que a maioria do povo brasileiro vai respaldar esse projeto de Bolsonaro, que é de morte, de miséria e de fome. Naturalmente é uma eleição disputada, como sempre foi. A polarização está cada vez mais cristalizada e o cenário já apontava isso. Mas eu não tenho só esperança, como tenho muita confiança de que Lula vai ganhar essas eleições, e para tanto nós temos que trabalhar cada vez mais”.
Veja Estados que mais deram voto a Lula (PT) no primeiro turno:
Piauí: 74,2%
Bahia: 69,7%
Maranhão: 68,7%
Ceará: 65,9%
Pernambuco: 65,3%
Paraíba: 64,2%
Sergipe: 63,8%
Rio Grande do Norte: 63%
Alagoas: 56,5%