TRANSPARÊNCIA

EXCLUSIVO: Aplicativo do Conecte SUS apresenta erro e libera até não vacinados por meio de QR Code

atualização às 21h42

Além do certificado de vacinação, acesso a exames e medicamentos retirados pelo sistema público, o aplicativo oficial do Governo Federal criado para consultar os dados relacionados à vacinação contra a covid-19 e outros serviços da saúde, o Conecte SUS, também permite no ícone “Valida QR Code” que certificados de vacinação da covid-19 possam ser verificados por meio de códigos digitais.

No entanto, o aplicativo do Ministério da Saúde está validando qualquer tipo de QR Code, mesmo aqueles que não têm relação com vacinas. A constatação foi feita por um usuário do aplicativo que mora no Rio Grande do Norte.

A descoberta aconteceu por curiosidade, quando pensei em como faria para validar meu passaporte vacinal em qualquer espaço que fosse preciso apresentar a documentação. Ao ver o QR Code na tela do telefone, tive vontade de testar em outros códigos. Peguei o QR Code de um PIX, e foi validado. Depois testei num site que gera QR Code com frases aleatórias, e também foi validado”, denuncia Jônatas Andrade, que é professor.

A Agência Saiba Mais também testou a validação do QR Code gerado por sites da internet com frases aleatórias, como Eleições 2022. O código foi aprovado pelo verificador do aplicativo, que deveria reconhecer apenas as vacinas contra a covid-19. A mensagem, um OK verde, foi a mesma que apareceu na tela quando foi colocado um QR Code de uma pessoa que realmente tinha se vacinado contra a covid com as duas doses e mais a dose de reforço.

O problema desse tipo de erro é que, mesmo quem não tenha se vacinado contra a covid-19, pode apresentar qualquer QR Code e entrar em locais onde há exigência do passaporte vacinal. Isso coloca em risco os demais frequentadores desses espaços e ajuda a espalhar o vírus. Apesar da descoberta, o professor que é Mestre em Educação, conta que não chegou a ficar surpreso.

Quem minimamente acompanha e acompanhou as ações que o governo federal praticou nos últimos anos, principalmente da pandemia da covid19 pra cá, sabe que nunca houve a intenção de tornar a coisa pública em algo mais sério, melhor e maior. O que houve, desde sempre, foram práticas normalmente abertas da mais pura auto-sabotagem”, lamenta Jônatas.

ATUALIZAÇÃO: em resposta à Agência Saiba Mais, o Ministério da Saúde informou que o ícone “Valida QR Code”, presente no app, é disponibilizado para a validação do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Nós voltamos a questionar sobre a falha no aplicativo, mas ainda não obtivemos resposta.

 

Reprodução da tela do aplicativo Conecte SUS com destaque do ícone “Valida QR Code”

Veja o vídeo no qual o QR Code do Conecte SUS valida QR Codes emitidos por sites da internet :

Outros problemas com o Conecte SUS

Em agosto de 2021, alguns usuários do aplicativo relataram instabilidade no sistema e não conseguiram emitir certificado de vacinação. O problema foi reconhecido pelo Ministério da Saúde.

No mesmo período, também houve relatos de que as doses aplicadas não apareciam no aplicativo. A orientação do MS, então, foi que os usuários acessassem o suporte técnico no próprio aplicativo ou voltassem ao local de vacinação para relatar o problema.

Em outubro, o aplicativo emitiu um aviso alertando que as pessoas que tinham tomado vacinas diferentes, não receberiam certificado, o que foi corrigido depois.

Em dezembro, o Governo Federal disse que o aplicativo foi invadido por hackers, que removeram todos os dados relacionados à vacinação da covid-19. O caso foi comunicado à Polícia Federal e ao Gabinete de Segurança Institucional.

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo