Francisco do PT propõe que o Governo compre “quentinhas” da agricultura familiar durante pandemia
Natal, RN 20 de abr 2024

Francisco do PT propõe que o Governo compre “quentinhas” da agricultura familiar durante pandemia

30 de abril de 2020
Francisco do PT propõe que o Governo compre “quentinhas” da agricultura familiar durante pandemia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O deputado estadual Francisco do PT solicitou ao Governo do Rio Grande do Norte a compra de "quentinhas" dos produtores da  Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN (Cecafes) para reduzir os impactos da pandemia junto aos agricultores que tiveram que fechar os restaurantes no espaço.

O requerimento com a solicitação foi apresentado nesta quinta-feira (30), na Assembleia Legislativa.

Francisco do PT explicou que a Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN - COOAFARN, cogestora da Cecafes, vem trabalhando duro para garantir o funcionamento da Central neste período da Covid- 19, adotando todas as medidas de prevenção, além de entrega de cestas de produtos em domicílios em Natal para tentar manter as vendas.

No entanto, segundo o deputado, os produtores e comerciantes que trabalham na prestação de serviços dentro da Cecafes se encontram em situação difícil, fechados há mais de 30 dias, sem condições de manter seus compromissos:

Entendemos que a aquisição de certa quantidade de refeições (quentinhas) no âmbito da execução do PECAFES (lei estadual que garante que 30% das compras de gêneros alimentícios do estado seja da agricultura familiar) pode contribuir com o não fechamento dos restaurantes da CECAFES, mantendo a renda para as famílias que produzem os insumos, como também os que trabalham na prestação de serviço de venda da alimentação”, justificou Francisco do PT.

A distribuição ficaria a cargo do Governo do Estado já que há uma lei, de autoria da deputada Isolda Dantas (PT), que obriga o Executivo a comprar da agricultura familiar pelo menos 40% dos alimentos que distribui em escolas, presídios, hospitais e nos restaurantes populares.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.