Em greve desde o dia 15 de fevereiro, os trabalhadores da educação têm dialogado com o governo do Rio Grande do Norte sobre o Piso Salarial 2022 dos professores e o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos funcionários. A próxima negociação será nesta sexta-feira (4), às 10h30, na Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC).
Após o encontro, a categoria se reúne em Assembleia, às 14h, na Escola Winston Churchill. De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte/RN), Bruno Vital, a reunião foi convocada nesta quinta-feira (3) pela administração. “Esperamos que o governo apresente uma proposta que contemple o que estamos reivindicando”, comentou.
A conversa mais recente entre a gestão e o Sinte/RN foi no dia 23 de fevereiro. A proposta rejeitada foi de implantar o reajuste de 33,24% em março, com efeito retroativo a janeiro e fevereiro, para oito mil professores que recebem abaixo do piso. A partir de março seria implantado 14% dos 33,24% para quem não teve a integralização do piso. Para novembro seria implantado 4%, totalizando quase 19% de forma acumulada e o restante em dezembro para completar os 33,24%.
A contraproposta do Sindicato inclui 20% em março, para ativos, aposentados e pensionistas; 6,62% em maio, para ativos, aposentados e pensionistas; 6,62% em junho, para ativos, aposentados e pensionistas; e o retroativo entre setembro e dezembro deste ano.