Governo prorroga suspensão das aulas no RN até 14 de setembro após comitê científico vetar retorno
Natal, RN 29 de mar 2024

Governo prorroga suspensão das aulas no RN até 14 de setembro após comitê científico vetar retorno

13 de agosto de 2020
Governo prorroga suspensão das aulas no RN até 14 de setembro após comitê científico vetar retorno

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra confirmou nesta quinta-feira (14) que a suspensão das aulas no Rio Grande do Norte seguem pelo menos até 14 de setembro. O comitê científico estadual vetou o retorno das atividades escolares agora apesar da melhora no quadro epidemiológico da pandemia.

- Com base em parecer do nosso comitê científico, prorrogaremos a suspensão das atividades estudantis em mais 30 dias. Nossos especialistas apontaram que apesar da melhoria no quadro da pandemia no estado ainda não há, neste momento, condições sanitárias favoráveis para o retorno às aulas. Eles solicitaram mais um prazo para avaliação”, disse a governadora no twitter.

Até a conclusão desta matéria, a taxa de ocupação dos leitos críticos (UTIs e semi-intensivo) era de 52,72%. 

Fátima disse que os diálogos serão mantidos via comitê da Educação, liderado pela secretaria estadual de Educação e que conta ainda com representantes da UERN, Instituto Kennedy, além de escolas públicas estaduais, municipais e privadas.

Educação

Na quarta-feira (12), em entrevista ao programa Contrafluxo, o secretário de Educação Getúlio Marques já havia descartadoo retorno das aulas dia 17 de agosto, data que chegou a ser analisada pelo próprio Governo.

“O momento que tiver de voltar é preciso que seja feito com segurança. Por esse motivo, é necessário seguir as recomendações da ciência. O comitê científico irá se reunir e debater os pontos necessários para que seja possível o retorno das aulas. É preciso lembrar dos fatores internos e externos, como o distanciamento entre os alunos, e os dados epidemiológicos no estado”, afirmou o secretário.

Um fator que aumentou a preocupação do executivo estadual foi a ocorrência de casos da síndrome inflamatória em crianças após a infecção pelo coronavírus. De acordo com a OMS, a doença é grave e pode levar a óbito. No Rio Grande  do Norte, até o final de julho, 10 casos da doença já haviam sido confirmados:

“A chegada da síndrome inflamatória é um dos pontos que estão sendo acompanhados. Nosso sistema não foi preparado para isso. Todos os equipamentos foram adquiridos para adultos e jovens, pois são os maiores no índice de casos de contaminação. Então, isso será um dos pontos que o comitê irá avaliar”, esclareceu Getúlio Marques.

A taxa de transmissibilidade no Estado é observada pelo comitê. No entanto, o secretário de Educação afirmou que será considerado o RT dos municípios devido à presença de diversos alunos de municípios vizinhos. Ele citou o exemplo de Natal e São Gonçalo do Amarante, que possui RT 1 e 5, respectivamente.

Marques criticou a postura de alguns governadores, prefeitos, bem como o presidente Bolsonaro, por não levarem em consideração ao que a ciência afirma. Para ele, essa conduta é o que tem provocado números expressivos de óbitos.

“A falta de crença das lideranças na ciência é o que tem provocado esses números desastrosos. Faltou liderança política no Governo Federal em não acreditar na ciência, assim como alguns governadores e prefeitos. Parece que se perdeu um pouco da humanidade nesses tempos, para quem uma morte não significa mais nada”, declarou.

O programa Contrafluxo com o secretário Getúlio Marques está disponível no Youtube.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=ytgl9ffkBMM[/embed]

Colaborou Allan Almeida

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.