Nesta quinta-feira (06), uma série de boatos sobre assaltos e arrastões se espalharam por meio de grupos de whatsapp em Natal (RN), gerando pânico entre a população. Por causa disso, aulas em universidades chegaram a ser canceladas e muita gente tentou voltar mais cedo pra casa.
Porém, dos 12 crimes que teriam ocorrido na capital potiguar ao longo da quinta, pelo menos 9 eram falsas ocorrências, conforme apuração feita pela Polícia Militar. Foi o caso dos supostos arrastões na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Universidade Potiguar (UNP), na Praia do Meio, na praça do disco em Ponta Negra e no Natal Shopping.
Também foram espalhados boatos de assaltos na rua Campos Sales e a um guarda do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no bairro das Rocas, casos que também foram desmentidos pela Polícia Militar.
Dentre os casos confirmados, está o de um assalto seguido de morte no bairro de Lagoa Seca. Segundo a Polícia Civil, o empresário francês Jean-Pierre Roumilhac, 73, tinha saído de uma loja de temperos naturais que costumava frequentar quando foi abordado por, pelo menos, três assaltantes. Um quarto está sendo procurado. A vítima foi atingida por um tiro no tórax, seu carro chegou a ser levado, mas foi abandonado logo em seguida. o francês era dono da pousada “Oka da Mata”, na praia de Pipa, no município de Tibau do Sul. Ele era casado e tinha uma filha.
A Polícia Civil investiga se há alguma relação entre o assalto, a onda de boatos e supostas mensagens de áudio que teriam sido gravadas por membros de facções criminosas nas quais se fala em uma “liberação para assaltos”.
A onda de boatos parece inaugurar uma nova etapa das fake news ou notícias falsas, que não se restringem mais apenas a questões políticas, mas manipulando o medo da população em setores sensíveis, como o da segurança pública.
O que é falso e verdadeiro sobre boatos divulgados em Natal nesta quinta (06), segundo levantamento realizado pela Polícia Militar:
Latrocínio em Lagoa Seca – Confirmado
Assalto a Ônibus – Confirmado
Arrastão na UNP – Falso
Homicídio em Parnamirim – Falso
Arrastão na Rua Campos Sales – Falso
Arrastão no Natal Shopping – Falso
Assalto a um guarda do IFRN das Rocas – Falso
Arrastão nas barracas da Praia do Meio – Foi uma perseguição a suspeito
Arrastão nas paradas e arredores da UFRN – Falso
Arrastão e Carro pegando fogo nas Rocas – Falso
Homicídio em Felipe Camarão- Confirmado
Arrastão na praça do disco em Ponta Negra – Falso