TRANSPARÊNCIA

RN é o 1º estado do país a emitir certificado digital para vacinados contra covid-19 em plataforma própria

O Rio Grande do Norte é o primeiro estado do país a desenvolver uma plataforma virtual própria para emissão de certificado internacional de vacina contra a covid-19, o RN + Vacina. O próprio Sistema Único de Saúde possui o ConecteSUS, que também dá acesso à carteira de vacinação digital com o registro de todas as vacinas que a pessoa tomou, mas para ter acesso a ela, é preciso ter o cartão SUS ou emitir a carteira por meio de um sistema que seja integrado à plataforma geral do SUS. No caso do RN + Vacina, como o sistema já é integrado ao SUS, todas as informações cadastradas aqui, vão direto para o banco de dados nacional do Sistema Único de Saúde.

Por enquanto, o Brasil não faz exigência de certificado de vacinação contra a covid-19 para viagens internas, vindas do exterior ou acesso a estabelecimentos, mas o documento já é exigido em alguns países e viagens internacionais. Para esses casos, a plataforma RN + Vacina já disponibiliza o certificado com uma versão em inglês.

Certificado pode ser emitido em português ou inglês I Imagem: cedida

Inspirados no Certificado Digital criado pela União Europeia, que permite a viagem entre os 27 países do bloco sem a exigência de quarentena ou exames extras para a covid-19, os senadores brasileiros aprovaram em 10 de junho deste ano o projeto (PL 1.674/2021) que cria o Passaporte Nacional de Imunização e Segurança Sanitária (PSS). Assim, as pessoas vacinadas ou que testaram negativo para a covid-19 poderiam frequentar locais com aglomerações e grande circulação de pessoas, como parques, hotéis e eventos públicos. Mas, o projeto ainda precisa ser votado na Câmara dos Deputados e ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para passar a valer.

Certificado de vacinação contra covid-19 com QR Code para verificação I Imagem: cedida

 

Clique para ajudar a Agência Saiba Mais Clique para ajudar a Agência Saiba Mais
Artigo anteriorPróximo artigo