Zenaide Maia: “Muita gente que bateu panela, hoje sabe que errou”
Natal, RN 28 de mar 2024

Zenaide Maia: “Muita gente que bateu panela, hoje sabe que errou”

24 de março de 2018
Zenaide Maia: “Muita gente que bateu panela, hoje sabe que errou”

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal Zenaide Maia chegou ao PHS avisando que quer liberdade para defender as pautas e bandeiras que desejar. Do presidente nacional do Partido, Marcelo Aro, ouviu o que queria: a liberdade será total. A médica Zenaide Maia é uma das maiores surpresas da política potiguar nos últimos anos. Eleita para a vaga ocupada durante dois mandatos consecutivos por João Maia, aproveitou o vácuo com a candidatura do irmão a vice-governador na chapa de Henrique Alves em 2014 e chegou ao Congresso.

O impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff foi um divisor de águas na trajetória de Zenaide no PR. A partir dali, com a aliança sacramentada entre o PR e o Governo Temer, a deputada potiguar votou contra a orientação do Partido em todas as pautas e projetos que retiravam direitos dos trabalhadores. Além de ser a única deputada do Rio Grande do Norte a se posicionar contra a saída de Dilma, votou contra o PEC do Teto dos Gastos, contra o projeto que flexibiliza a terceirização no serviço público, contra a reforma trabalhista e divulgou que votaria contra o projeto de reforma da previdência enviado pelo governo Temer.

"Sempre que eles (governo Temer) querem destruir alguma coisa no país, chamam isso de reforma", declarou a deputada durante o evento de filiação ao PHS, que contou com a presença de parlamentares do PT, PC do B e do Partido da Mulher Brasileira. O presidente nacional do PHS Marcelo Aro prestigiou a solenidade e confirmou que Zenaide é uma das apostas do PHS para o Senado. Embora a janela partidária siga aberta até 7 de abril, hoje a potiguar chega para ser a 8ª deputada federal do partido. O PHS trabalha para ampliar a bancada para 15 deputados e quatro senadores em 2019. Hoje o Partido não tem representante no Senado. Além de Zenaide, o ex-prefeito de Parnamirim Maurício Marques também se filiou ao PHS.

Zenaide Maia é a pedra no sapato dos senadores Garibaldi Alves Filho (MDB) e José Agripino Maia (DEM), que tentam a reeleição. Duas vagas estão na disputa. Na pesquisa mais recente divulgada terça-feira (20) pelo Instituto SETA/Blog do BG, Zenaide Maia aparece em primeiro lugar na preferência dos entrevistados com quase 10% dos votos, seguida de Agripino Maia e Garibaldi Alves.

Enquanto os dois senadores defendem Michel Temer e a gestão mais rejeitada da história da República, Zenaide caminha do lado oposto, com críticas sérias à política do governo federal. Assim como no PR, ela afirmou que no PHS também não cederá à nenhuma pressão.

- Eles sabem que vou ter liberdade de discutir com todo o partido o que é correto. Muita gente que bateu panela, hoje sabe que errou. O que não quer dizer que as pessoas não possam corrigir os erros, entendeu? Eu na época já dizia: “Temer e Eduardo Cunha não é a solução”. Acho com essa minha sagacidade de nordestina do sertão que sobreviveu à mortalidade infantil há mais de 50 anos me deu essa visão. Zenaide não tem ouro nem prata, mas tem coragem, firmeza e não cede à pressão.

Zenaide é mais firme que o presidente nacional do PHS Marcelo Aro, quando critica o governo federal. Aliás, o PHS apoiou o impeachment de Dilma Rousseff, mas rompeu um ano depois com Michel Temer. Sobre a aliança, Aro disse que os deputados têm liberdade:

- A gente tinha um entendimento, naquele momento, que era necessário uma mudança. O PHS não apoia nem condena o atual governo, ele vota com o Brasil. E é por isso que a Zenaide está vindo para o PHS. Porque aqui ela tem liberdade para fazer o que ela achar que é melhor para o país. Nós temos essa máxima: “o partido, em 4 anos que sou deputado federal, nós nunca fechamos questão num tema. Nós acreditamos no potencial de cada deputado federal, sabemos que cada um sabe fazer o discernimento do que é melhor para o país. A gente sempre discute as grandes questões, mas sempre dando liberdade para os nossos deputados fazer aquilo que acredita.

Rio Grande do Norte

A presença da senadora Fátima Bezerra e do deputado estadual Fernando Mineiro no evento de filiação de Zenaide Maia ao PHS sinaliza o que já se comenta nos bastidores: a formação de uma chapa com Fátima para o Governo do Estado e Zenaide para o Senado. Nos discursos tanto da senadora como da deputada nenhuma oficialização de pré-candidatura, mas promessa de parcerias. Fátima Bezerra citou a liderança de Zenaide nas pesquisas para o Senado como reconhecimento da população à atuação da deputada na Câmara:

- Zenaide, eu e você temos a fibra do povo seridoense. Corre nas nossas veias esse sangue e é exatamente movidas por ideais, por coragem e dignidade que estamos nessa luta. A coragem, o idealismo, o espírito público e a seriedade são a marca da doutora Zenaide e é por isso que ela faz a diferença na Câmara dos Deputados. Tanto fez e faz a diferença que lidera as pesquisas de intenção de voto para o Senado. E essa liderança é o reconhecimento da atuação política parlamentar. É com esse sentimento que digo ao PHS da alegria que é partilhar com vocês esse momento tão bonito e partilhar também os desafios. Estamos juntos, PHS, para lutar e para vencer.

Saiba Mais

Zenaide Maia chega ao PHS como fator surpresa na disputa para o Senado

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.