Parto cesárea é o normal?
Natal, RN 19 de abr 2024

Parto cesárea é o normal?

11 de janeiro de 2019
Parto cesárea é o normal?

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Brasil é campeão no mundo de parto cesáreas, 52% dos brasileirinhos chegam ao mundo após o procedimento médico. Você poderia ficar orgulhoso. Perdemos na Copa com Neymar "cai-cai", mas pelo menos estamos “ganhando” em outras áreas. Não fique animado, isso é uma tragédia para o país, para os filhos e, principalmente, para as mães.

Nós somos também campeões em mortalidade materna, isso tem íntima relação com a vitória do torneio acima. O médico epidemiologista Cesar Vitória, cientista brasileiro respeitado no mundo todo, relata que as regiões e/ou instituições de saúde que têm índices de cesarianas maiores que 90% deveriam virar caso de polícia e Ministério Público. Esses locais não podem ser considerados locais de “saúde”, e sim de crime.

Semana passada eu e minha esposa (grávida) visitamos uma maternidade para conhecê-la e eu percebi que estava totalmente vazia. Aquilo me inquietou e, ao final da visita, a assistente social falou:

Aqui na maternidade normalmente só temos partos nas terças e quintas, como hoje é segunda...”, disse.

É isso mesmo que vocês estão lendo. A comunicação com os fetos já começou e você está atrasado, amigo leitor. Ainda nessa minha prosopopeia de planos e maternidades, tivemos um problema e resolvemos ligar para a Agência Nacional de Saúde (ANS), órgão que regula (sério?) os planos. Em um diálogo cheio de situações esdrúxulas, a atendente terminou com:

“Vocês precisam de um laudo para fazer o parto normal”, afirmou.

Nem xingar eu consegui tamanho foi o choque. Estamos naturalizando tanto o parto cesárea que invertemos todas as lógicas possíveis e inimagináveis. Em tempos onde “muitos” afirmam que a terra é plana, acho que nós que estamos errados de querer que minha esposa faça um parto normal.

A cirurgia cesariana salva vidas, quando bem indicada, mas os estudos mostram que até 90% das mulheres tem totais condições de realizar o parto fisiológico. E isso diminuiu em três vezes número de complicações obstétricas e neonatais. Além de facilitar o aleitamento e aproximação/ afeto de mãe e filho.

Mas o que me deixa mais abismado é como a intervenção médica exagerada pode ser deletéria pra uma sociedade. A tecnologia veio para nos ajudar, não para substituir o ser humano. É inacreditável pensar que nós fizemos uma campanha tão forte que as mulheres acreditam que não podem parir.

Os mitos são milhares: "circular de cordão?", “não ter passagem”, “lesão definitiva na vagina”, entre outros absurdos. Contra o fundamentalismo ignorante, só a educação salva. A educação com os adolescentes - meninas, e também meninos -, com os estudantes de medicina e enfermagem e, principalmente, com a população em geral através da mídia.

Sem educação vamos acreditar que a Terra é plana e que o parto cesárea é normal.

+++++

A publicação dos textos do médico e professor Marcelo Calazans e de outros colunistas só são possíveis porque nossos parceiros e assinantes apoiam a agência Saiba Mais. Financie o jornalismo que te representa: www.saibamais.jor.br/assine

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.