Universidades que sofreram cortes do MEC estão entre as melhores do Brasil
Natal, RN 29 de mar 2024

Universidades que sofreram cortes do MEC estão entre as melhores do Brasil

30 de abril de 2019
Universidades que sofreram cortes do MEC estão entre as melhores do Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As três universidades federais da Bahia, Brasília e Fluminense que sofreram cortes de 30% no orçamento estão entre as 20 melhores instituições de ensino federal do país.

O ministério da Educação anunciou a redução de investimentos, mas não explicou os motivos. Em entrevista divulgada nesta terça-feira pelo jornal Estado de S. Paulo, o ministro da Educação Abraham Weintraub afirmou que “universidades que não melhorarem o desempenho ou provocarem balbúrdia” sofrerão cortes.

Embora o titular do MEC não tenha explicado o que entende por balbúrdia, pelo contexto em que a declaração foi dada que o ministro se refere às manifestações políticas nas universidades:

“Universidades que, em vez de procurar melhorar o desempenho acadêmico, estiverem fazendo balbúrdia, terão verbas reduzidas. A universidade deve estar com sobra de dinheiro para fazer bagunça e evento ridículo”, disse, dando exemplos do que considera bagunça: “Sem-terra dentro do câmpus, gente pelada dentro do câmpus", disse.

Na prática, o ministro pretende punir a sociedade. De acordo com o ranking universitário internacional, as três universidades punidas pelo MEC melhoraram o desempenho e estão entre as 50 melhores da América Latina. Já no ranking nacional criado pelo jornal Folha de S.Paulo, das 196 universidades brasileiras, a UnB é a 9ª colocada, a UFBA é a 14ª e a UFF está na 16ª colocação.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.