Casa da Ribeira lança festival após prefeitura ignorar bairro histórico na programação de Natal
Natal, RN 19 de abr 2024

Casa da Ribeira lança festival após prefeitura ignorar bairro histórico na programação de Natal

26 de novembro de 2019
Casa da Ribeira lança festival após prefeitura ignorar bairro histórico na programação de Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

"Ano passado morri, mas esse ano não morro". É com esse lema que a Casa da Ribeira apresenta mais uma edição do Festival de Artes Cênicas do espaço. Apresentada nesta terça-feira (26), o FICA Natal será realizado entre os dias 26 e 29 de dezembro em mais uma intenção de resgatar o polo da zona Leste como um espaço para atrações teatrais, artísticas e culturais que foram esquecidas nos roteiros natalinos da cidade. A programação reúne as apresentações de peças, bate-papos e oficinas em um tema que evoca não somente a resistência dos artistas frente à perseguição e à censura vivida neste ano, mas, sobretudo, a reação com um projeto que visa conquistar espaços e trazer a população ao mundo do teatro e à luta pela existência e permanência desses grupos.

Entre os principais destaques desta nova edição está a apresentação de peças premiadas e consagradas com reconhecimentos nacionais, como “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin; “Abrazo” do Clowns de Shakespeare e “Mulher Monstro”, da S.E.M. Cia. de Teatro. A programação conta ainda com rodas de conversas e discussão com grupos que sofreram censura em seus trabalhos e sobre a resistência dos artistas da classe do teatro que estão na ativa há mais de 10 anos.

O FICA Natal é um projeto que existe desde 2013, mas que somente conseguiu ser realizado em 2018, com a primeira edição. Este ano, o tema "Ano passado morri, mas esse ano não morro" tira os 'eus" da famosa letra escrita por Belchior para agregar a luta coletiva pela sobrevivência dos grupos de teatro frente a tantos ataques de censura. Num projeto de coragem para mostrar a força do teatro e a vontade de seguir firme mesmo após ameaças, o FICA reunirá os grupos Carmin; Facetas, Mutretas e Outras Histórias; Estandarte de Teatro; Interferências de Teatro; S.E.M. Companhia de Teatro; Clowns de Shakespeare; e Observatório CIA Teatral.

Identidade visual da segunda edição do Festival de Artes Cênicas da Casa da Ribeira representa os sete grupos de teatro que farão parte do projeto (IMAGEM: Reprodução)

Para Dudu Galvão, do Clowns do Shakespeare, reunir tantos grupos de teatro ao arriscar um projeto sem financiamento nem patrocínio é um suspiro após um ano tão sacudido por censura e cerceamento da liberdade artística no país.

"Praticamente todos os grupos de teatro da cidade estão nesse evento, então isso simboliza uma luta muito forte de resistência: no final do ano, a gente encerrando os trabalhos juntos, dizendo que não vamos morrer, é mostrar nossa resiliência durante toda a trajetória que foi 2019", comenta: "Por mais que a gente saiba que existe uma dificuldade grande de se sobreviver no teatro e na arte no geral, não vai existir ditadura que vai acabar com essa nossa luta", completa.

A intenção é trazer para a cena teatral potiguar uma programação de final de ano que não foi contemplada por outros projetos natalinos, como o Natal em Natal, e para ser uma alternativa aos moradores e turistas da cidade que querem diversificar os roteiros de férias com mais atrações culturais. Assim, o projeto busca no apoio do público, com a participação e bilheteria, o patrocínio que não conseguiu com o incentivo do poder público. “Desde o fim da edição do ano passado, tentamos captar recursos via leis de incentivo e editais abertos local e nacionalmente. Infelizmente não conseguimos. Íamos passar esse ano de 2019 sem fazer o festival, como aconteceu com vários festivais brasileiros”, conta Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira.

A Invenção do Nordeste foi o espetáculo de teatro mais premiado nacionalmente em 2019 e abre oficiaalmente o FICA, no dia 26 de dezembro, quinta-feira (IMAGEM: Josetellys Fagundes)

De acordo com Fernanda Cunha, do coletivo Teatro das Cabras, o FICA é uma oportunidade de fazer o público reconhecer o gosto pelo teatro e valorizar mais as iniciativas culturais, especialmente nos tempos atuais, marcado por ataques e censura à arte. "Um projeto como esse é importante porque ele dá visibilidade ao grupos. Nós precisamos divulgar e criar esses tipos de programações porque as pessoas não vem ao teatro porque elas não sabem o que está acontecendo; e elas precisam ter contato com o teatro para que saibam que gostam de teatro", defende.

Com o projeto, o espaço espera conseguir fazer valer os esforços de reunir seis grupos de teatros de Natal e um de Brasília com uma programação de final de ano na adesão da população natalense por meio da bilheteria. “O grande patrocinador do FICA NATAL 2019 é o público”, destaca Henrique.

O festival acontece entre as datas do Natal e Ano Novo, período de intenso fluxo turístico em Natal, mas com poucas atrações no âmbito das artes cênicas.

Pré-Fica Natal

Antecedendo a programação oficial, destinada aos dias 26 e 29 de dezembro, a Casa da Ribeira se soma ao projeto "Natal Independente da Ribeira". A articulação para o Festival acabou mobilizando artistas e produtores após o bairro histórico ter ficado de fora da programação do Natal em Natal.

Além da Casa da Ribeira, o espaço A3, Gira Dança, Ateliê e IFRN Rocas estão contribuindo no projeto. Henrique antecipa que a programação do FICA já dará um gostinho no público a partir do primeiro dia de dezembro, quando haverá a apresentação do espetáculo "Canudo se Apaixona", na Casa.

“Quem gosta de teatro e arte vem pra Ribeira nesse mês de dezembro. No dia 01 já tem o espetáculo “Canudo se Apaixona” na Casa, iniciando o que chamamos de Pré- FICA, uma espécie de aquecimento do FICA e vai até dia 20.12 quando realizaremos o Festival de Cenas Curtas”, comenta. Os interessados em participar das oficinas de cenas curtas podem se inscrever até o próximo sábado (30) deste mês.

Dentro do Natal na Ribeira Independente, os alunos do curso de Gestão Desportiva e do Lazer do IFRN promovem o “Passa na Praça”, na tarde do dia 06/12, na Praça Irmã Vitória. A programação conta com atrações musicais e de dança, recital de poesia, exposição fotográfica e espaço para crianças com jogos e brincadeiras.

Já nos dias 06 e 07/12, às 18h, Espaço Gira Dança recebe o monólogo “Quando eu não mais existir”, de Hyago Pinheiro. Nos dias 08 e 09/12, às 17h e 16h, respectivamente, o Espaço A3 será palco para a peça de dança contemporânea “Pelo Pescoço”, com Ana Claudia Viana e direção de Daniel Torres.

A programação do pré-FICA na Casa da Ribeira começa nos dias 13 e 14/12, às 20h, com a apresentação da peça “A Tragédia Mais Insignificante do Mundo”, do Coletivo Teatro das Cabras. No dia 20/12, às 20h, o projeto tem o último evento de aquecimento, com a realização da 5° Edição do Festival de Cenas Curtas, no qual quatro cenas curtas de até 20 minutos serão apresentadas num clima tão descontraído que até bebidas e comidas serão vendidas e consumidas dentro da sala de teatro da Casa, que nunca permite.

'Ano passado morri, mas esse ano não morro"

26/12 - QUINTA-FEIRA

  • A Invenção do Nordeste – Grupo Carmin

Sinopse: Um diretor é encarregado de durante 7 semanas preparar dois atores nordestinos para o teste final de um personagem nordestino. Peça mais premiada do Brasil em 2019. Venceu, entre outros, prêmio Shell de dramaturgia e Cesgranrio de melhor espetáculo.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

27/12 - SEXTA-FEIRA

  • Papo-Fica: "Censura Nunca"

Bate-papo com grupos que sofreram perseguição e censura no Brasil de 2019

Local: Casa da Ribeira

Horário: 15h às 17h

Entrada Gratuita

  • A ida ao Teatro – Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias

Sinopse: Uma divertida e ácida comédia de Karl Valentim sobre a ida de um casal ao teatro, antes mesmo de saírem de casa. Peça marca a trajetória de 20 anos do Grupo Facetas.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • Mulheres Invisíveis – Grupo Estandarte de Teatro

Sinopse: Baseada no fato real de Feminicídio ocorrido na cidade de Itajá, RN, onde 5 mulheres foram mortas dentro de casa e pouco se falou sobre isso pelo fato de alegarem que eram prostitutas. Texto de César Ferrário e direção de Lenilton Teixeira.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 20h30

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

28/12 - SÁBADO

  • Papo-Fica: Grupos que continuam Bate-papo com grupos que continuam atuando há mais de 10 anos.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 15h às 17h

Entrada Gratuita

  • Provisório – Grupo Interferências de Teatro

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • A Mulher Monstro – S.E.M. Companhia de Teatro

Sinopse: Com críticas ao bolsonarismo, a peça aborda uma burguesa, falsa evangélica, que, enjaulada na própria visão intolerante da sociedade, expõe falas reais da internet e de figuras públicas.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 20h30

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • Festa: Ano Passado morri, mas esse ano não morro

Atrações: Yayá (discotecagem com Pedro Fiuza e Victor Bezerra); Dudu Galvão e banda e Grupo Samba Vai.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 21h30 até ...

29/12 – DOMINGO

  • Abrazo – Clowns de Shakespeare

Sinopse: Abrazo conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. Nesse contexto, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e também afeto e liberdade.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 16h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

  • A Terra é plana! E agora? - Observatório CIA Teatral

Sinopse: O rabugento palhaço Doutor Terremoto dá um seminário sobre terraplanismo a mando do governo.

Local: Casa da Ribeira

Horário: 19h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.