Câmara homenageia Paulo Freire com título de Cidadão Natalense
Natal, RN 29 de mar 2024

Câmara homenageia Paulo Freire com título de Cidadão Natalense

17 de setembro de 2021
Câmara homenageia Paulo Freire com título de Cidadão Natalense

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No próximo dia 23 de setembro (quinta-feira), o educador Paulo Freire receberá o título de cidadão Natalense (post mortem) durante Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal de Natal. A homenagem foi proposta pelo vereador Pedro Gorki (PCdoB), que é estudante de pedagogia da UFRN. A sessão terá a presença da neta de Paulo Frente, Sofia Freire Dowbor, e a governadora Fátima Bezerra (PT) vai receber a comenda em nome da família.

No dia 19 de setembro é comemorado o centenário de nascimento de Paulo Freire. O educador é o Patrono da Educação brasileira. Nascido em Recife/PE, ele iniciou as experiências do seu método pedagógico em Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias. No ano seguinte, Freire foi convidado pelo Presidente João Goulart e pelo Ministro da Educação, Paulo de Tarso Santos, para repensar a alfabetização de adultos em âmbito nacional.

Desde a adolescência, Freire se engajou na formação de jovens e adultos trabalhadores. Formou-se em Direito, mas não exerceu a profissão, preferindo dedicar-se a projetos de alfabetização.

Paulo Freire, que é filho de um natalense, inspirou e deu base pedagógica para o desenvolvimento da Campanha de Pé No Chão Também se Aprende a Ler, histórica iniciativa de combate ao analfabetismo em Natal. Além disso, foi em Angicos/RN que o mundo conheceu o método freiriano de alfabetização.

Nos anos 50, quando ainda se pensava na educação de adultos como uma pura reposição dos conteúdos transmitidos a crianças e jovens, Paulo Freire propunha uma pedagogia específica, associando estudo, experiência vivida, trabalho, pedagogia e política.

Em 1964, estava prevista a instalação de 20 mil círculos de cultura para 2 milhões de analfabetos. O golpe militar, no entanto, interrompeu os trabalhos e reprimiu toda a mobilização já conquistada. “A partir de sua prática nos círculos de cultura, Paulo Freire criou não apenas um método, mas uma proposta pedagógica que o tornaria conhecido no mundo inteiro, fundada no princípio de que o processo educacional deve partir da realidade que cerca o educando, com o objetivo de transformá-la”, ressalta o vereador na justificativa do projeto, destacando que os elementos fundamentais da filosofia educacional de Paulo Freire são “a consciência e o diálogo”.

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https://saibamais.jor.br/em-1963-angicos-colocava-paulo-freire-no-new-york-times/
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