Des-celebrando o dia mundial sem carro
Natal, RN 20 de jun 2024

Des-celebrando o dia mundial sem carro

22 de setembro de 2021
Des-celebrando o dia mundial sem carro

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Hoje é o dia mundial sem carro, data criada pelo movimento Car Free, na França em 1997. A ideia é que neste dia sejam pensadas, debatidas e implementadas medidas que desestimulem o uso do automóvel individual ao mesmo tempo que sejam criadas facilidades que estimulem o uso de transportes públicos bem como maior deslocamento através da mobilidade ativa, a pé ou em bicicleta.

E nós, usuários de bicicletas em Natal, temos o que “des-celebrar” no dia de hoje. Começamos o dia com um atropelamento de um ciclista na marginal da BR 101, próximo a saída da Avenida das Alagoas. Saldo desse acidente, uma bicicleta destruída, um ciclista todo arranhado em uma marginal de BR que se pode trafegar a incríveis 60 km/h. E antes que se culpe o ciclista por ele estar no lado esquerdo da marginal, saia na sua bicicleta por essa marginal, no sentido Cidade Satélite a Neópolis e depois de descer o viaduto tente se deslocar para a faixa da direita...

Outra “des-celebração” para os usuários de bicicleta no dia mundial sem carro foi o arrastão feito a dois ciclistas por volta das 11h da manhã de hoje entre o estádio de futebol do ABC FC e a Barreira do Inferno. Conforme relatado pelas vítimas, dois homens saíram das famigeradas moitas e armados fizeram o assalto. Ou seja, temos duas bicicletas roubadas a mais que entram para as estatísticas que a SESED (Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte) não se sabe o porquê não nos divulga.

A Prefeitura de Natal planeja para hoje um amplo encontro com atores sociais da mobilidade potiguar para debater melhorias para a mobilidade da cidade. É um avanço sem dúvida e deve sim ser celebrado, todavia, me causa estranheza que não estejam presentes demais órgãos da administração pública...mais estranho ainda é que se houve esse debate ano passado, pouco se evoluiu na questão haja visto que todas as estatísticas nefastas aumentaram. Friso: estatísticas relativas a assaltos, furtos e acidentes com ciclistas em Natal e cidades próximas não são divulgadas e nós usuários de bicicleta sabemos de ouvi dizer e/ou aconteceu comigo.

Enfim, isso é o que temos para o fatídico 22 de setembro para, pelo menos, três pessoas que se dispuseram a sair de casa em uma bicicleta. E, desafortunadamente, provavelmente, até o final do dia de hoje mais ciclistas terão o que “des-celebrar” no dia mundial sem carro!

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.