19 de agosto, dia do ciclista nacional
Natal, RN 25 de abr 2024

19 de agosto, dia do ciclista nacional

20 de agosto de 2022
2min
19 de agosto, dia do ciclista nacional

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Por Fábio Fonseca Figueiredo

Hoje é o dia nacional do ciclista. A data foi instituída pela Lei 13.508 sancionada em 2017 após o brutal atropelamento do ciclista de Brasília Pedro Davidson, o qual o assassino bêbado sequer parou para socorre-lo.

Para mim, pedalar é mais do que um esporte, mais do que um modal de deslocamento, pedalar é uma forma de vida, uma escolha que tenho e opto por viver assim, numa bicicleta, sempre tentando encaixar um pedal, fazer um deslocamento através da bicicleta, socializar minhas experiências e expectativas com os demais.

Infelizmente, as cidades brasileiras ainda são bastante hostis a quem decide usar uma bicicleta como forma de deslocamento. Todos os dias sofremos distintas formas de agressão, desrespeitos e menosprezo pelas autoridades públicas que não se empenham em formular planos, programas e projetos viáveis de mobilidade ativa e ciclomobilidade bem como por condutores e condutoras de veículos motorizados, que por estarem conduzindo um automóvel a motor se sentem verdadeiros e únicos donos das ruas das cidades.

Fruto de uma sociedade cada vez mais violenta, individual e irracional, pedalar pelas ruas das cidades brasileiras é um ato de resistência, um ato político e uma forma de dialogar com esse mundo hostil que o mundo deveria ser plural, como muito bem nos fez pensar Milton Santos.

E é essa pluralidade que nós, ciclistas, tanto queremos. Não queremos declarar guerra aos motoristas, tampouco queremos desmerecer as parcas e praticamente inexistentes formulações das administrações públicas quanto a mobilidade plural. Simplesmente reivindicamos por direitos e deveres no trânsito como qualquer outro usuário das vias urbanas.

Pedale, faça do seu deslocamento algo mais acolhedor. Conheça sua cidade através de uma bicicleta, veja belos grafites estampados nas paredes de prédios e escolas longínquas, sinta os cheiros dos bairros, ouça os gritos das feiras livres, cumprimentem pessoas durante seu pedal, se aproxime das áreas verdes que ainda existem nas cidades...enfim, viva o real passando à sua volta através de uma bicicleta!

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.