Styvenson propõe militarização de escolas em todas as regiões do Estado
Natal, RN 19 de abr 2024

Styvenson propõe militarização de escolas em todas as regiões do Estado

15 de agosto de 2022
3min
Styvenson propõe militarização de escolas em todas as regiões do Estado

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O senador Styvenson Valentim (PODE), candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, traz uma proposta controversa em seu Plano de Governo: a adoção de, pelo menos, uma escola do modelo cívico-militar em cada diretoria de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte (SEEC). Atualmente, o RN possui 16 Diretorias Regionais de Educação. Portanto, seriam 16 escolas seguindo o modelo de militarização.

Na proposta de governo, Styvenson diz que as escolas cívico-militares são um “espaço indutor de formação de cidadãos conscientes, participativos e responsáveis, com valores e princípios sólidos e preparação do aluno para os estudos superiores e para o mercado de trabalho”. 

Ele já havia adiantado a intenção de aumentar o número de escolas cívico-militares anteriormente. No lançamento da candidatura ao governo, ao ser questionado pela Agência Saiba Mais se iria ampliar o número de escolas cívico-militares caso fosse eleito, ele foi enfático: “claro”. De acordo com Styvenson, mais uma escola militarizada está sendo preparada na cidade de Nísia Floresta com seu apoio enquanto senador. Para ele, o modelo “é uma opção a mais” de educação.

Na mesma ocasião, o senador criticou educadores e disse que os professores deveriam aprender a educar as crianças. “Disseram uma vez para mim que era adestramento. Melhor do que estar roubando, assaltando, fumando pedra nas escadarias dessas favelas”, alegou.

O palco das declarações anteriores foi na Escola Estadual Professora Maria Ilka de Moura, no bairro Bom Pastor, zona Oeste de Natal. Ele levou o modelo militarizado à unidade enquanto atuou como capitão da Polícia Militar e tem a escola como seu grande exemplo. Na fachada da unidade, além do brasão do Rio Grande do Norte e do símbolo do colégio, consta também o brasão da PM.

Styvenson tenta se afastar do bolsonarismo mas adota proposta de Bolsonaro

Na disputa ao Governo do RN, o senador Styvenson Valentim (PODE) busca se desvencilhar da imagem de bolsonarista e não declara apoio ao presidente, que tem como candidato no Rio Grande do Norte o ex-vice-governador Fábio Dantas (SD). A intenção de militarizar a educação, entretanto, é uma bandeira antiga de Bolsonaro, adotada também por Styvenson.

Em 2019, o Governo Federal lançou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), que tinha a intenção de implementar 216 escolas em todas as unidades da federação até o final deste ano. 

Dentro da proposta, equipes de militares da reserva, como policiais, bombeiros ou membros das Forças Armadas, atuam no que o Ministério da Educação considera como “disciplina dos alunos” e na área administrativa dos colégios. As aulas são de responsabilidade de professores civis.

No evento de lançamento do programa, o presidente exaltou o período da Ditadura Militar para falar dos benefícios do modelo escolar. “Tem que botar na cabeça dessa garotada a importância dos valores cívicos-militares, como tínhamos há pouco no governo militar, sobre educação moral e cívica, sobre respeito à bandeira”, disse à época.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.