Projeto do Sebrae busca resgate cultural em quilombos do RN
Natal, RN 17 de jul 2024

Projeto do Sebrae busca resgate cultural em quilombos do RN

28 de junho de 2024
3min
Projeto do Sebrae busca resgate cultural em quilombos do RN
A comunidade quilombola de Capoeiras, localizada na zona rural de Macaíba, participou de uma oficina de storytelling. Foto: Agência Sebrae

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Abrangendo diversas áreas, como turismo de base comunitária, agricultura familiar, artesanato, cultura e agroindústria de alimentos, o Sebrae/RN está promovendo o programa “Trilha dos Quilombos”, que busca fomentar o desenvolvimento local e o resgate cultural de comunidades quilombolas no Rio Grande do Norte. Nesta última quarta-feira (26), por exemplo, a comunidade quilombola de Capoeiras, na zona rural de Macaíba, recebeu uma oficina sobre storytelling.

O consultor responsável pela oficina, Júlio Lêdo, destacou que cada território quilombola terá um foco específico, dependendo das necessidades locais. No caso de Capoeiras, em Macaíba, o objetivo principal é fortalecer o turismo de base comunitária e o turismo étnico-cultural.

Durante a visita, o consultor destacou a importância de resgatar e valorizar as histórias e tradições culturais da comunidade, promovendo oficinas que incentivam os moradores a se apropriarem de sua identidade territorial e cultural.

“A oficina de storytelling que realizamos em Capoeiras não foi apenas sobre contar histórias, mas sim sobre resgatar e valorizar as histórias da comunidade. Foi transformador ver como cada participante se apropriou de seus produtos artesanais e contou a história por trás deles, mostrando a importância cultural e emocional desses objetos”, destacou Júlio Lêdo.

Maria Barbosa, líder comunitária do Quilombo de Capoeiras, participou da oficina de storytelling e ressaltou a importância do programa para a comunidade. “Participar desse programa é uma oportunidade incrível para nossa comunidade. Através dele, estamos criando um coletivo que valoriza nossa história e cultura”, disse.

Na oficina, ela compartilhou um pouco da história do quilombo, destacando a trajetória da comunidade.

“A história de Capoeiras é repleta de lutas e vitórias, simbolizadas pela Santa Cruz, que representa nossa vitória e nossa liberdade”, contou Maria. “Esse projeto vai ajudar a mudar a percepção das pessoas sobre nossa história. A união em torno desse projeto vai fortalecer a comunidade como um todo, promovendo uma maior valorização de nossa identidade cultural e territorial.”

A “Trilha dos Quilombos” integra o Projeto Plural do Sebrae-RN, uma iniciativa dedicada a apoiar e promover a inclusão de grupos sub-representados. A trilha prevê a realização de diversas oficinas e mentorias ao longo do ano, com um cronograma estimado de quatro encontros principais em cada comunidade. As atividades estão sendo conduzidas por consultores especializados e colaboradores do Sebrae-RN, que trarão suas experiências para as atividades.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.