Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia
Natal, RN 16 de jun 2026

Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia

27 de janeiro de 2026
3min
Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A série documental Musicadelphia será lançada nesta quarta-feira (28), às 19h, no Figa Bar & Cultura, em Natal. O evento é gratuito e contará, além da exibição dos episódios, com show da banda Bico do Cabugi e uma jam session aberta ao público.

Dirigido por Jaya Pereira, o documentário investiga a cena musical underground da cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos, a partir do olhar de uma estudante potiguar em intercâmbio acadêmico. Entre performances, encontros e paisagens sonoras, a obra constrói um retrato afetivo da cidade, destacando a música como linguagem de pertencimento, troca cultural e conexão entre territórios.

O projeto teve início em 2015, durante a disciplina Making Documentaries, na Temple University, e se desenvolveu de forma orgânica com o registro de artistas e grupos independentes da Filadélfia. Após o retorno da diretora ao Brasil, em 2016, novas gravações ampliaram o diálogo entre culturas, incluindo encontros com o músico Gregg Mervine, fundador da West Philadelphia Orchestra, que à época residia na Paraíba e colaborava com artistas da cena nordestina, como Chico Correa e o grupo Pife Perfumado.

Ao longo dos anos, o material passou por diferentes formatos até ser retomado, em 2020, como uma websérie. Em 2025, Musicadelphia chega à sua versão final após ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com investimento em pós-produção, mixagem, colorização, finalização e recursos de acessibilidade.

“É nostálgico revisitar esse material depois de tanto tempo guardado. Ele carrega não só uma fase da minha trajetória, mas também encontros, afetos e experiências que continuam ecoando. Poder retomar e finalizar esse projeto hoje só é possível graças às leis de incentivo à cultura”, afirma a diretora Jaya Pereira.

Entre os desdobramentos contemporâneos abordados na série está a Philly Roda, projeto liderado por Gregg Mervine que reúne músicos dos Estados Unidos e do Brasil em rodas de choro e samba na Filadélfia, reafirmando a força da música brasileira como prática coletiva e instrumento de intercâmbio cultural.

Os episódios completos de Musicadelphia estão sendo lançados no YouTube, enquanto trechos e bastidores podem ser acompanhados nas redes sociais do projeto.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.