Festival de Cinema de Mossoró leva sessões às ruas com programação até domingo (27)
Natal, RN 6 de jun 2026

Festival de Cinema de Mossoró leva sessões às ruas com programação até domingo (27)

26 de outubro de 2024
5min
Festival de Cinema de Mossoró leva sessões às ruas com programação até domingo (27)

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Em sua 3ª edição, o Festival Alternativo de Cinema de Mossoró (FACIM) começou suas exibições de filmes na sexta-feira, 25 de outubro, transformando as ruas da cidade em um espaço vibrante para a celebração do cinema independente, com direito a pipoca, telão, cineclube e muito mais. O evento, que se estende até domingo, 27 de outubro, é uma celebração anual que reúne cineastas, roteiristas, técnicos de audiovisual e entusiastas para mostrar seus trabalhos e compartilhar conhecimento por meio de oficinas.

Oficina de Som Direto, com Marina D’Lourdes (foto por Leo da Bodega)

O FACIM 2024 está acontecendo na Rua Alfredo Fernandes, Centro (localizada entre os fundos do Teatro Municipal Dix-huit Rosado e a lateral do Memorial da Resistência), das 17:30h às 22h nos dois primeiros dias, e das 16:30h às 21h no domingo. O evento é totalmente gratuito! Neste ano, a ideia foi retornar à rua, tornando o acesso ainda mais democrático, sem distinção de traje, idade, classe social, gênero, cor ou ideologia, abarcando todos os públicos.

Início da sessão de filmes desta sexta-feira (25) (foto por Gabriela Lima)

O festival busca incentivar a produção audiovisual local e oferecer uma plataforma para talentos emergentes. Além das sessões de cinema, o FACIM inclui oficinas e debates que abordam diversos temas da cadeia audiovisual, promovendo aprendizado e troca de experiências.

Entre os comentários, o mais frequente é sobre o potencial do festival, segundo Plínio Sá, diretor do FACIM: “O comentário maior é que o festival é muito necessário, é muito importante, que o movimento cultural, o movimento audiovisual necessita disso, Mossoró tem muito potencial, para receber filmes de fora, e para levar filmes para fora”

Neste sábado (26), ocorre a segunda sessão dos filmes selecionados, seguida do bate-papo “O Impacto dos Festivais de Cinema na Transformação da Identidade de um Lugar”, com Kalyne Almeida, Plínio Sá, idealizador do FACIM, e Raildon Lucena, diretor do Curta Caicó. A programação ainda conta com duas apresentações culturais: o grupo de dança Reveal, no início, e o show da cantora Bia Gurgel, para encerrar a noite.

Para os organizadores, o maior desafio em realizar esse tipo d evento seria a questão organizacional, “Eu acho que o maior desafio é, literalmente, a questão de produzir, de produção. Você saber encaixar todo o quebra-cabeça que o evento precisa ter para acontecer. A gente acaba conseguindo entender como é a funcionalidade do festival, principalmente para o público. Porém, para o festival, para a nova estrutura, para a nova ideia, para a nova construção, todo ano a gente enfrenta o desafio de organizar, de encaixar esse quebra-cabeça para a engrenagem funcionar.” Afirma Plínio Sá.

Para a organização, o próximo passo desta edição é buscar garantir recursos financeiros para um novo festival, seja por meio de projetos de incentivo, leis de apoio cultural ou editais. Prezando pela qualidade para oferecer uma experiência gratuita ao público mossoroense, especialmente para aqueles que não têm acesso a salas de cinema. O objetivo é encontrar caminhos adequados para assegurar o financiamento dessa estrutura e manter o nível de qualidade que o FACIM alcançou este ano.

Ainda sobre a programação:

Sábado (26/10): 

17:30H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:  

Abertura 2ª noite do FACIM 2024

18H ÀS 19H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:  

Primeira sessão dos filmes selecionados

19H ÀS 20H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:  

Um Papo Bem FACIM, com Kalyne Almeida, Plínio Sá e Raildon Lucena, sob o tema “O Impacto dos Festivais de Cinema na Transformação da Identidade de um Lugar”

20H ÀS 21H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:  

Segunda sessão dos filmes selecionados

21H ÀS 22H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:  

Show da cantora Bia Gurgel

Domingo (27/10):

16:30H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:

Abertura da 3ª noite do FACIM 2024

17H ÀS 19H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:

Sessão dos filmes selecionados

19H ÀS 20H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:

Premiação

20H ÀS 21H – Rua Alfredo Fernandes, Centro, Mossoró:

DJ Hunter

O Festival Alternativo de Cinema de Mossoró 2024 conta com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, operacionalizada pela Fundação José Augusto e Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Para mais informações, basta acessar o perfil do FACIM no instagram: https://www.instagram.com/facimossoro/

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.