Doulas terão permissão para acompanhar trabalhos de parto em Natal
Natal, RN 16 de jul 2024

Doulas terão permissão para acompanhar trabalhos de parto em Natal

26 de março de 2018
Doulas terão permissão para acompanhar trabalhos de parto em Natal

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A presença de doulas durante os trabalhos de parto realizados nas maternidades e hospitais de Natal está próximo de virar lei. A Câmara Municipal derrubou o veto do prefeito Carlos Eduardo Alves ao projeto, protocolado pela vereadora Júlia Arruda. Tanto o prefeito como a vereadora são do PDT. A Prefeitura alegava que o PL implicaria em aumento de gastos para o município. O projeto não obriga a presença das doulas em todos os partos, mas faculta à mulher a opção pela assistência. Desde 2013, as doulas são uma categoria profissional regulamentada no Brasil.

O projeto é considerado uma conquista para a humanização do parto e estima-se que a presença de doulas diminui pela metade os índices de cesariana, além de reduzir em 25% a duração do trabalho de parto, segundo estudos internacionais. A vereadora Júlia Arruda, autora do projeto, destacou que não há custo para o município:

- Está expresso no projeto que as doulas atuarão sem ônus e vínculos empregatícios com as instituições ou com o Município. O texto é claro no sentido de que são acompanhantes de parto escolhidas livremente pela parturiente, a quem caberá, se for o caso, remunerá-la.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.