UFRN cancela posse de novo reitor no teatro Riachuelo após polêmica
Natal, RN 28 de mar 2024

UFRN cancela posse de novo reitor no teatro Riachuelo após polêmica

26 de maio de 2019
UFRN cancela posse de novo reitor no teatro Riachuelo após polêmica

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A transmissão do cargo de reitor da UFRN prevista para acontecer em 3 de junho, no teatro Riachuelo, foi cancelada. O anúncio ocorreu neste domingo (26) por meio de nota oficial. A solenidade ficará restrita a um evento protocolar na próxima terça-feira (28), no Ministério da Educação, em Brasília.

Na ocasião, o engenheiro elétrico José Daniel Diniz Melo será empossado no lugar da atual reitora Ângela Paiva Cruz, que conclui o segundo mandato. Ele dirige a UFRN até 2023.

O cancelamento da solenidade no teatro Riachuelo se deu após uma polêmica em torno do local do evento. O teatro Riachuelo é um espaço privado cuja pauta custaria R$ 27 mil. Os valores, segundo informou em nota a UFRN, seriam pagos pela Fundação Norte-riograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), uma entidade de direito privado sem fins lucrativos que gerencia projetos em paralelo à universidade.

A UFRN alegou que não havia espaços com tamanho e exigências de acessibilidade suficientes para abrigar o evento, que reuniria a comunidade acadêmica e autoridades locais.

A polêmica dividiu a sociedade e a própria comunidade universitária. Uma ala concordou com os argumentos da reitoria, mas a maioria criticou a postura da UFRN, especialmente em meio a uma crise política e econômica ampliada nas últimas semanas pelo corte de recursos para universidades e institutos federais pelo governo Bolsonaro.

Confira a nota da UFRN na íntegra:

*NOTA SOBRE CERIMÔNIA PARA TRANSMISSÃO DE CARGO DE REITOR*

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo em vista a posse do Reitor eleito, a se realizar no próximo dia 28 de maio, no Ministério da Educação, em Brasília-DF, programou a consequente transmissão de cargo para o dia 3 de junho de 2019, no Teatro Riachuelo, em Natal-RN.

Assim procedendo, considerou a absoluta falta de local diverso com capacidade para acomodar o número de professores, técnicos-administrativos, estudantes, autoridades e demais convidados em Natal/RN, bem como de espaço em condições de acessibilidade e logística compatíveis com a referida solenidade, agindo sempre pautada nos princípios da legalidade, moralidade, publicidade, impessoalidade e eficiência que regem a administração pública.

Não obstante a importância histórica, cultural e simbólica do evento, realizado desde a fundação da universidade, como ato público de prestação de contas de uma gestão que finda e de compromisso do projeto proposto pela nova gestão, a UFRN optou pelo cancelamento da solenidade do dia 3, em respeito ao contexto geral das universidades federais.

_Assessoria de Comunicação da UFRN_

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.