‘É como se tivessem dois Moros’, diz Natália em sessão com ministro da Justiça
Natal, RN 19 de abr 2024

‘É como se tivessem dois Moros’, diz Natália em sessão com ministro da Justiça

3 de julho de 2019
‘É como se tivessem dois Moros’, diz Natália em sessão com ministro da Justiça

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, participou nesta terça-feira (2) de sessão na Câmara dos Deputados, em Brasília. Durante a ocasião, parlamentares questionaram o ministro e ex-juiz por mais de oito horas. O motivo era a prestação de esclarecimentos sobre a conduta da Operação Lava-Jato, após revelação do site The Intercept Brasil de mensagens trocadas entre o então juiz e os procuradores que integravam a operação, agora posta em suspeição devido ao caráter antiético pelo qual os processos foram direcionados.

Na sessão, a deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) inicialmente fez uma exposição sobre a queda de 10 pontos na popularidade do ministro, divulgada pelo jornal Valor Econômico, após revelação de reportagens do Glenn Greenwald, do The Intercept.

[embed]https://youtu.be/OfikLfGlNhw[/embed]

Natália também questionou o ministro sobre o posicionamento que ele estava tomando durante a reunião, de não prestar os devidos esclarecimentos sobre como o processo se deu e de como algumas atitudes foram tomadas, por parte do próprio juiz, especialmente quando decidiu aceitar o posto de ministro do governo Bolsonaro, evidenciando a imparcialidade sob a qual o juiz conduziu os processos da Lava-Jato, a exemplo do contra o ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba. 

“A linha da sua defesa é contraditória”, afirmou Natália. “Ora [excelentíssimo] diz que não tem nada demais nas mensagens; ora diz que não reconhece as falas. É como se tivessem dois Moros”, conclui. 

A deputada federal eleita pelo Rio Grande do Norte pontuou ainda a contradição na qual Sérgio Moro orientou o caso do vazamento ilegal de áudios envolvendo diálogos entre a ex-presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula. Esse vazamento foi alvo de críticas do então ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. Completando a fala, Natália expôs: um dos Moros fez um vazamento ilegal. O outro Moro, o de hoje, reclama dos vazamentos que são objetos de reportagens. 

O Moro juiz é um e o Moro ministro parece ser outro

Esta já é a segunda vez que o ministro presta esclarecimentos aos parlamentares. A primeira foi na sessão da Constituição de Comissão, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, dia dia 19 de junho, onde também seguiu a mesma retórica de negar a credibilidade das reportagens, que contradiz totalmente a veracidade das mensagens já afirmadas por grandes veículos como a Folha de São Paulo e a Veja (grandes apoiadoras de discursos e condutas anteriores da Operação). 

“[É] uma pena que o senhor esteja ignorando tantas perguntas que estão sendo feitas. O senhor não cumpre com sua função e desrespeita a prerrogativa das deputadas e dos deputados. É um desrespeito a esta comissão e mostra que o senhor não tem respostas razoáveis para dar”, completou a parlamentar do PT

A íntegra da sessão está disponível no portal da Câmara dos Deputados.

[embed]https://youtu.be/lWirHwzu9YY[/embed]

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.