Rádio Universitária abre inscrições de festival e convoca artistas potiguares
Natal, RN 24 de abr 2024

Rádio Universitária abre inscrições de festival e convoca artistas potiguares

20 de agosto de 2019
Rádio Universitária abre inscrições de festival e convoca artistas potiguares

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Mais de 1000 composições inéditas, 9 anos de história. Quem escuta a programação da Rádio Universitária diariamente tem ideia de como música produzida no Rio Grande do Norte é valorizada. E é exatamente isso que motiva mais uma edição do Festival Música Popular Brasileira, que está com as inscrições abertas até o final deste mês.

Um dos organizadores do evento, Rodrigo Santos comenta a importância do Festival como um grande espaço de divulgação da música potiguar. "Desde 2011, quando iniciamos o festival, além de cumprir o papel de divulgação, assumimos o papel de fomentar e incentivar a produção já existente, aumentando esse espaço de visibilidade e premiando a musica do Estado", afirma.

O Festival é uma iniciativa da FM Universitária, vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que busca revelar, divulgar e premiar compositores com obras musicais inéditas, abrindo espaço na programação da rádio para novas composições. Nesta nona edição, o projeto envolve compositores, instrumentistas e arranjadores para valorizar a produção e a diversidade dos artistas potiguares.

"Mais de 1000 músicas foram inscritas no Festival ao longo dessas 8 edições e a expectativa [para a nona] é que continue crescendo e cumprindo o seu papel", relata Rodrigo Santos, produtor da Rádio Universitária.

Do total de inscritos, serão selecionadas 20 músicas ­finalistas pela Comissão Julgadora, sendo 10 da categoria Música com Letra e 10 da categoria Música Instrumental. A Rádio Universitária 88,9 vai veicular durante um mês as vinte músicas selecionadas pela Comissão Julgadora, período em que estará aberta a votação para a escolha do vencedor da categoria Júri Popular.

As inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente online, no endereço eletrônico: www.sigeventos.ufrn.br/fmpb2019.

A votação será por meio da página do Facebook da emissora, onde serão postadas as músicas finalistas. A música ­cuja publicação obtiver o maior número de compartilhamentos será consagrada a vencedora.

A Cerimônia de Premiação do Festival será no dia 7 de novembro, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música (EMUFRN).

O Festival

Desde seu início, em 2011, o FMPB abre espaço, na programação da Rádio Universitária, para revelar, divulgar e premiar compositores com obras musicais inéditas, abrindo espaço na programação da Universitária para novas composições.

De acordo com a organização do evento, o Festival vem se consolidando a cada ano e o seu sucesso pode ser constatado pelo crescente número de inscritos a cada edição. Na primeira, foram 69.

Em 2018, 163 composições inéditas foram inscritas na competição. Nesses nove anos de existência, o Festival já recebeu mais de mil inscrições, como afirma Rodrigo Santos, um dos organizadores do evento.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.