Cardenal, vive. Para sempre !
Natal, RN 28 de mar 2024

Cardenal, vive. Para sempre !

6 de março de 2020
Cardenal, vive. Para sempre !

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O poeta e padre revolucionário sandinista Ernesto Cardenal morreu no domingo (01/03/2020), aos 95 anos. Eu já não pensava nele como alguém que um dia morreria. Inconscientemente, o sentia como quase santo ou mais que isso. Sua firmeza e ternura eram sedutoras. Seu olhar, inconfundível.

Cardenal foi ministro da cultura da Nicarágua sandinista. Rompeu com a FSLN em 1994 e foi um crítico firme ao processo de degeneração daquela organização política. Era oriundo de uma das famílias mais ricas do país.

Em 2019, foi autorizado pelo Papa Francisco a voltar a desenvolver atividades de sacerdote, proibidas por João Paulo II na primeira metade dos anos 80.

Eu frequentava a Green Valley English School, de propriedade do prof. Luis Alberto de Lima, em Açu. Quando chegava na Escola, eu ia direto para uma pequena biblioteca. Tinha uns Cadernos de Terceiro Mundo, eu adorava. Muita coisa da América Latina. Acho que foi ali que vi Cardenal pela primeira vez, ele já sexagenário, mas com disposição revolucionária de um garoto.

Já sobre o desempenho daquele adolescente de 16 anos nas aulas de inglês, melhor não comentar, apesar da excelência dos professores. Mas o mundo que aquela pequena sala me apresentou valeu cada centavo que minha família pagou de mensalidade.

A morte de Ernesto Cardenal abre uma lacuna enorme, porém seu legado é incomensurável. Junta-se a D. Helder Câmara, a D. Romero das Américas e a outros heróis na frente celestial dos que fizeram da missão do evangelho por justiça social o grande sentido de suas vidas.

Obrigado por tudo, Padre Ernesto Cardenal.

E continue olhando pelos explorados do mundo.

Amém!

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.