UFRN vai dar bônus a estudantes que concorrerem a curso de medicina e tenham estudado em escolas do RN
Natal, RN 29 de mar 2024

UFRN vai dar bônus a estudantes que concorrerem a curso de medicina e tenham estudado em escolas do RN

20 de outubro de 2021
UFRN vai dar bônus a estudantes que concorrerem a curso de medicina e tenham estudado em escolas do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Um estudo realizado pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Prograd-UFRN) revelou que entre 2017 e 2020, o número de alunos vindos de outros estados que cursam medicina chega à média de 15% enquanto em outros cursos, essa mesma média fica em torno de 5%.

Para incentivar a permanência dos médicos formados pela UFRN no Rio Grande do Norte, os estudantes que pretendam fazer o curso de medicina e que tenham cursado todo o ensino médio no estado, terão um bônus de 10% na média final obtida no Sisu (Sistema de Seleção Unificado). A medida já foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), nesta terça (19).

A nova ação afirmativa será implantada a partir da próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e não altera as vagas reservadas pela Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), apenas as destinadas à ampla concorrência. Possíveis beneficiários que também possam optar pela reserva de vagas definidas na Lei de Cotas, ou por qualquer outra ação implementada na UFRN, devem optar apenas por uma das ações afirmativas, sem a possibilidade de acumular os benefícios.

Os concluintes do ensino médio por meio de exames supletivos, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) e equivalentes não terão direito ao bônus.

Dentro da perspectiva atual, não é nenhum absurdo pensarmos num futuro próximo com uma possível escassez de médicos no Estado, principalmente aqueles formados pela UFRN, cuja tradição de ensino de qualidade é sabida pela sociedade. Desse modo, a bonificação é pensada objetivando assistir a sociedade potiguar, continuamente, de atendimento médico, abrangendo as localidades mais desfavorecidas desse serviço e oportunizando o provimento de médicos para atuação na atenção primária à saúde nos municípios do interior”, explicou a relatora do Consepe e pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Vieira.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.