Com site do Ministério da Saúde fora do ar, potiguares podem conseguir certificado de vacinação no RN Mais Vacinas
Natal, RN 15 de jun 2024

Com site do Ministério da Saúde fora do ar, potiguares podem conseguir certificado de vacinação no RN Mais Vacinas

10 de dezembro de 2021
Com site do Ministério da Saúde fora do ar, potiguares podem conseguir certificado de vacinação no RN Mais Vacinas

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Na madrugada desta sexta-feira (10), hackers invadiram o site do Ministério da Saúde e o aplicativo do ConecteSUS. Com isso, dados sobre vacinação não estão disponíveis. Esse problema afeta diretamente a emissão do comprovante de vacinação contra Covid-19, que está sendo exigido em vários estados e municípios por causa do passaporte vacinal.

Mas alguns estados, como o Rio Grande do Norte, possui uma alternativa local para o problema. Quem recebeu a vacina no Estado, pode recorrer ao sistema RN Mais Vacina.

A ferramenta foi desenvolvida durante a pandemia pelo Laboratório de Inovação em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) e usado pelo governo e municípios potiguares na administração e aplicação das doses dos imunizantes.

Saiba como acessar o comprovativo:

1 - Acesse o site https://maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao/
2 - Clique em 'campanha da Covid-19'
3 - Clique em 'cidadão'
4 - Preencher o CPF e a senha cadastrada (no momento da vacinação)
Obs.: Se esqueceu a senha, clique em "esqueci a senha" e receber um link para redefinição no seu e-mail.
5 - No seu perfil, clique em 'certificado de vacinação' e escolher o idioma (Português, Inglês ou Espanhol).

Ataque Hacker

Após o ataque, quem tentou acessar o site, encontrou um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados e excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor. "Nos contate caso queiram o retorno dos dados", diz a mensagem. Minutos depois, o recado desapareceu, mas o site continuou fora do ar. A plataforma Conecte SUS, que fornece o certificado nacional de vacinação, também saiu do ar.

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque hacker e deixou nota: "Nos contate caso queiram o retorno dos dados". Às 7h15 desta sexta, o site do Ministério da Saúde já havia sido restabelecido, mas às 9h45 o site voltou a apresentar instabilidade. Enquanto isso, o portal do ConecteSUS permaneceu fora do ar. O aplicativo do ConecteSUS não foi afetado — a plataforma é responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O Ministério da Saúde disse em nota que o ataque "comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta, como o e-SUS Notifica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), ConecteSUS e funcionalidades como a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento".

A pasta disse ainda que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal já foram acionados e que o Departamento de Informática do SUS (Datasus) procura reestabelecer as plataformas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.