RN é o terceiro estado do país que mais vacina crianças contra covid-19
Natal, RN 16 de abr 2024

RN é o terceiro estado do país que mais vacina crianças contra covid-19

15 de fevereiro de 2022
3min
RN é o terceiro estado do país que mais vacina crianças contra covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

No ranking de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19, o Rio Grande do Norte é o terceiro estado do país que mais vacina esse público, ficando atrás apenas de São Paulo e do Distrito Federal, segundo dados fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Nesta terça (15), o estado completa um mês do início da campanha de imunização das crianças entre 5 a 11 anos, que começou no dia 14 de janeiro deste ano, com a chegada das vacinas pediátricas da Pfizer. A primeira dose foi aplicada no município de São Gonçalo do Amarante.

Até o momento, o RN vacinou 118.081 crianças, o que representa 35% desta população, mas a meta é chegar aos 95% de cobertura. Foram distribuídas até agora 335 mil doses, sendo 110 mil da Coronavac e o restante da Pfizer pediátrica. A quantidade é suficiente para iniciar o esquema vacinal de todas as crianças na faixa etária dos 5 a 11 anos. Ao todo, o público alvo é formado por um total de 335.093 crianças.

"A Sesap [Secretaria de Estado da Saúde Pública] reforça, que mesmo o RN sendo o terceiro estado que mais vacina no Brasil, temos um número alto de crianças que precisam iniciar o esquema vacinal. São mais de 200 mil crianças que necessitam ser vacinadas. Recebemos e distribuímos mais de 335 mil doses, o que corresponde ao número total de crianças e a meta é que em meados do mês de março possamos alcançar 95% deste público. Precisamos pensar na proteção das crianças, principalmente neste momento de retorno às escolas de forma presencial", alertou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

Kelly Lima coordenadora de vigilância em saúde da Sesap

Novas doses

Na tarde desta terça (15) a Sesap vai distribuir 137.060 doses, na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT). Serão 19.900 da Pfizer Pediátrica para todos os municípios, destinadas ao esquema de primeira dose (D1) para crianças entre 5 a 11 anos.

Além disso, serão entregues outras 80.250 doses de Astrazeneca para a dose de reforço (D3) para população acima de 18 anos; 24.252 doses da Pfizer para aplicação de segunda dose (D2) para crianças e adolescentes de 12 a 17 anos; 882 doses da Pfizer para esquema vacinal de segunda dose (D2) e dose de reforço (D3); 9. 505 doses da Astrazeneca; 480 doses da Janssen para doses de reforço no município de Ipanguaçu; além de 1.800 doses de Coronavac solicitadas para D1, D2 e D3 para os municípios de Santa Cruz e São Pedro.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.