Possível pré-candidatura de Rosalba ao Governo do RN mostra que Fábio Dantas não “emplacou”
Natal, RN 23 de abr 2024

Possível pré-candidatura de Rosalba ao Governo do RN mostra que Fábio Dantas não "emplacou"

27 de maio de 2022
3min
Possível pré-candidatura de Rosalba ao Governo do RN mostra que Fábio Dantas não

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A ex-prefeita de Mossoró e ex-governadora do RN Rosalba Ciarlini (Progressistas) poderá ser lançada pré-candidata ao partido ao Governo do Estado. A informação foi passada à mídia natalense pelo presidente estadual da legenda, e deputado federal Beto Rosado, sobrinho de Rosalba. Segundo ele, a definição deverá acontecer neste fim de semana, durante evento partidário em Natal.

“O Progressistas disponibiliza a legenda se houver o interesse dela em se candidatar ao projeto majoritário. Conversei com ela durante o prazo final de formação das nominatas e disse que o partido está à disposição”, registrou Beto. À época havia a possibilidade de Rosalba disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, o que não se confirmou.

A possibilidade de uma candidatura Rosalba mostra que o Progressistas, partido de oposição ao Governo Fátima Bezerra e que aderiu ao bolsonarismo, desistiu de diálogo com a "oposição" oficial à governadora, liderada no estado pelo ex-ministro e pré-candidato ao Senado Rogério Marinho (PL) e que tem o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade) como pré-candidato a governador.

O Progressistas mostrou desde o início rejeição a Fábio, por ele ser do Solidariedade, partido do prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, que derrotou Rosalba na eleição municipal de 2020 e de quem é adversário político. Rogério tentou abrir um canal de diálogo com Beto, mas com a possibilidade de uma candidatura de Rosalba, a comunicação parece não ter sido produtiva.

Contudo, haveria mais chance de diálogo se Fábio Dantas estivesse melhor situado nas pesquisas de intenção de voto. Atualmente Fábio gravita entre segundo e terceiro lugar para o Governo, bem atrás da pontuação de Fátima Bezerra e em empate técnico com o senador Styvenson Valentim (Podemos), que sequer oficializou sua candidatura.

Se vingar, a candidatura de Rosalba terá perfil conservador, de direita e com simpatia pelo bolsonarismo. Tende a não impactar em nada a candidatura de Fátima, mas de tirar eleitores e apoios de Fábio Dantas.

Curiosamente, a ex-governadora, eleita em 2010, não teve chances de tentar reeleição em 2014, por à época o presidente do partido onde ele estava, o PFL, José Agripino Maia, negou legenda para ela concorrer já que estava desgastada politicamente, com alto índice de desaprovação e investigada pela justiça. O PFL apoiou a candidatura de Henrique Eduardo Alves (MDB) que perdeu para Robinson Faria (hoje no PL, à época no PSD).

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.