Jogos de futebol no RN terão torcida única até o fim de 2023
Natal, RN 26 de abr 2024

Jogos de futebol no RN terão torcida única até o fim de 2023

13 de março de 2023
4min
Jogos de futebol no RN terão torcida única até o fim de 2023

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

As partidas de futebol sediadas em estádios do Rio Grande do Norte continuarão com torcida única até o fim de 2023. É o que foi decidido nesta segunda-feira (13) em uma reunião na Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), envolvendo as forças de segurança pública, o Ministério Público Estadual e a Federação Norteriograndense de Futebol (FNF).

Em Natal, a decisão atinge principalmente o Clássico-Rei. No próximo domingo (19), América e ABC voltam a se enfrentar pela segunda fase do Campeonato Potiguar. A partida será realizada na Arena das Dunas, às 16h, e só os americanos terão acesso. 

Para o Promotor de Justiça do MPRN, Luiz Eduardo Marinho, a torcida única não pretende acabar com a violência, mas garantir que torcedores pacíficos tenham direito a frequentar os estádios.

“Isso é uma utopia [acabar com a violência nos jogos]. Isso é questão que tem que ser tratada por gerações, haja visto o que aconteceu no último jogo entre Flamengo e Vasco. O que nós estamos mostrando é que a torcida única garante a segurança ao bom torcedor. Porque aquele torcedor que está brigando lá na periferia de Parnamirim em dia de torcida única não é um bom torcedor. É um torcedor que combina a briga pela rede social, que vai mal intencionado, que sai de casa com artefato de bomba caseira, com soco inglês, quando não com armas de fogo, para confrontação”, afirmou o promotor. 

“Esse torcedor tem que ser acionado pelo 190 da Polícia Militar. O bom torcedor, aquele que saiu de casa para o estádio de futebol e voltou, não teve problema nenhum. Nós precisamos desmistificar isso. Torcida única não foi criada para acabar com a violência na nossa sociedade. Ela foi criada para garantir o direito do bom torcedor”, defendeu.

Questionado sobre o que motivou a decisão, Marinho explicou:

“Baseado em números, em relatórios e especialmente em constante troca de informações entre os órgãos. Essa análise é feita praticamente semanalmente, principalmente com o comando do Choque, que é o batalhão responsável pela segurança dos grandes eventos, e isso tem mostrado que os números são satisfatórios. Nós estamos no final do torneio. Não podemos modificar uma situação que está bem sedimentada”, disse.

O Comandante Geral da PM, Coronel Alarico, também defendeu a medida.

“A torcida única favoreceu a diminuição dessas ocorrências. Existem ocorrências? Existem, mas em menor proporção. E o que gerou essa definição de torcida única? No ano passado, no campeonato estadual, tivemos torcedor e policiais feridos próximos ao estádio e no deslocamento para o estádio, afirmou.

Após a final, segundo o promotor do MP, os órgãos pretendem realizar audiências públicas e produzir novos documentos para estudar a possibilidade de retomar as duas torcidas nos estádios. 

A Agência Saiba Mais buscou o ABC e o América-RN para comentar a decisão, mas não obtivemos retorno até o fechamento desta matéria.

Além do Comandante Geral da PM e do promotor do MPRN, estiveram presentes o Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), Coronel Araújo, o Comandante do Policiamento da Capital (CPC), Coronel Marinho, o Comandante de Policiamento Metropolitano (CPM), Coronel Josemario, o  Comandante do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Tenente-Coronel Ricardo, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Aciolly e representantes da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.