Empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão é nomeado para comando do Dnit no RN
Natal, RN 29 de mar 2024

Empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão é nomeado para comando do Dnit no RN

5 de maio de 2023
Empresário que já chamou Lula de corrupto e ladrão é nomeado para comando do Dnit no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O empresário e presidente estadual do PTB do Rio Grande do Norte, Getúlio Batista, foi nomeado para a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado. A informação consta no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (5).

A escolha foi fruto de uma articulação do vice-governador Walter Alves (MDB). Nacionalmente, o PT tem centralizado as indicações de aliados para os cargos federais. Uma planilha com o nome de Batista e outros indicados foi enviada para a direção nacional. Batista enfrentou resistências por sua postura antipetista declarada no passado. Ainda assim, seu nome conseguiu superar os atritos e ele foi oficialmente nomeado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.

Na internet, o dirigente do PTB coleciona ataques contra o presidente Lula e a governadora Fátima Bezerra. Em 2021, por exemplo, insinuou que o atual chefe do Planalto seria ladrão.

“Votar em Lula é como vc ter um ex funcionário que te roubou, enganou, vc não vai mais querer esse funcionário de volta, portanto, como vai querer Lula novamente como chefe da nação? Pensem nisso!”, disse.

Também afirmou, no mesmo ano, que “Bolsonaro é honesto, é um bom presidente sim”. Segundo ele, “o Brasil precisa de um Presidente correto, cristão, que seja temente a Deus e que ame a família.”

Em outros momentos, como se vê acima, Getúlio também lançou suspeitas sobre a CPI da Covid, ao dizer que "fiquei sabendo que segundo divulgado Lula teria encontros com a chefia da CPI da Covid", afirmando que a comissão era uma "presepada bizarra" e que o presidente possuía "DNA politiqueiro".

Getúlio deu dinheiro só a ele nas eleições, mas perdeu 94% dos votos que teve em 2018

O empresário tem três candidaturas no currículo. Em 2018 e 2022 concorreu à Assembleia Legislativa. Em 2020, nas eleições municipais, foi candidato a vice-prefeito na chapa bolsonarista encabeçada por Coronel Hélio Oliveira, que integrava o mesmo partido do então vice-presidente da República, Hamilton Mourão, o PRTB.

No ano passado, a agência Saiba Mais mostrou que o líder do PTB-RN teve apenas 898 votos para deputado estadual, mesmo tendo recebido R$ 500 mil da direção para bancar a campanha. Em 2018, com R$ 245 mil – ou seja, 51% de dinheiro a menos, seu resultado nas urnas foi bem diferente, conquistando à época 16.172 votos. A queda de votos entre uma eleição e outra foi de 94%, mesmo com as receitas eleitorais turbinadas.

O dirigente foi ainda o único da sigla a receber dinheiro dos fundos partidário e eleitoral. Na nominata para deputado estadual, a legenda lançou 19 nomes e, para deputado federal, 7 pessoas concorreram. O tratamento diferenciado gerou insatisfação de parte dos candidatos do PTB.

A reportagem ligou novamente para Getúlio Batista para conversar com o dirigente e ter sua posição, mas não obtivemos retorno.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.