Mais dez cidades do RN iniciam vacinação contra a dengue
Natal, RN 30 de abr 2024

Mais dez cidades do RN iniciam vacinação contra a dengue

5 de abril de 2024
4min
Mais dez cidades do RN iniciam vacinação contra a dengue
Brasil é o primeiro país do mundo a incluir a vacina contra dengue no calendário nacional de imunização | Foto: GETTY IMAGES via BBC

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar


O Rio Grande do Norte ampliou o número de municípios que disponibilizam a vacina contra a dengue, nesta quinta-feira (4). A vacina, de duas doses, é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. Os municípios de Caicó, Pau dos Ferros, Ceará-Mirim, Santa Cruz, João Câmara, Touros, São Paulo do Potengi, Pendências, Luís Gomes e Jucurutu, entraram na lista e, atualmente, o RN possui 29 cidades oferecendo a imunização.

As novas cidades terão disponíveis 7.290 doses do primeiro lote do imunizante, o que atende cerca de um terço do público-alvo estimado entre os municípios que receberam as novas doses. Essas vacinas foram disponibilizadas a partir de uma pactuação conduzida pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) com os municípios para a redistribuição das doses e seguem a orientação do Ministério da Saúde, a partir da necessidade de agilizar a utilização do primeiro lote. 

Por isso, os novos municípios foram escolhidos por critérios técnicos e epidemiológicos, como o número de casos confirmados para a dengue. Ceará-Mirim, por exemplo, recebeu 1930 novas doses; já Caicó recebeu 1100; seguido por Santa Cruz com 840; João Câmara - 780; Touros -780; Pau dos Ferros - 600; São Paulo do Potengi - 380; Jucurutu - 360; Pendências - 300 e Luís Gomes - 220.

Outras cidades que já possuem vacinas disponíveis são Apodi, Areia Branca, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Extremoz, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Grossos, Janduís, Macaíba, Messias Targino, Mossoró Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Serra do Mel, Tibau e Upanema. 

Casos de dengue no RN continuam crescendo 

Os casos de dengue e outras arboviroses continuam crescendo no Rio Grande do Norte. A palavra 'arbovirose' deriva de "arbovírus", que significa 'vírus transmitido por artrópodes'. Artrópodes são animais invertebrados com patas articuladas, como os mosquitos e carrapatos. O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. De acordo com dados da Secretaria de Saúde Pública, nas 13 primeiras semanas de 2024, o Rio Grande Norte teve 11.531 casos de dengue notificados. Sendo 1.920 descartados e 1.842 confirmados, até o último dia (26). 

fonte: sesap

Até o momento, cerca de 21,5 mil doses da vacina contra a dengue foram aplicadas e registradas pelos 19 municípios no sistema do Ministério da Saúde. O RN recebeu 45 mil doses no primeiro lote distribuído em 15 de fevereiro.

Vacina contra a dengue em Natal só chegou a 19% do público alvo

A adesão pela vacina contra a dengue em Natal está baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital potiguar vacinou apenas 20% do público alvo. Até a última segunda-feira (1), o município tinha aplicado 9.312 doses da vacina. Segundo a pasta, a estimativa do município é vacinar 4.6549 crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. 

O dado é preocupante porque o lote de vacinas, que é utilizado na primeira dose, vence em Abril. Isso porque, a vacina contra a dengue é utilizada em duas doses, sendo assim, os lotes atuais só servem para a primeira aplicação.  

Ao todo, 60 salas de vacinação na rede pública municipal de saúde estão oferecendo a vacina contra a dengue em Natal. Incluindo os pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e no sábado, das 15h às 20h. 

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.