Vacina contra a dengue em Natal só chegou a 19% do público alvo
Natal, RN 26 de mai 2024

Vacina contra a dengue em Natal só chegou a 19% do público alvo

27 de março de 2024
3min
Vacina contra a dengue em Natal só chegou a 19% do público alvo
19 municípios do RN receberam vacina contra dengue | Foto: Fabio Rodrigues/ Agência Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A adesão pela vacina contra a dengue em Natal está baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a capital potiguar vacinou apenas 19% do público alvo, que são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A campanha, que já dura mais de um mês, pretende imunizar 46.549 crianças e adolescentes. No entanto, até esta segunda (25), apenas 9.058 desse público tinha sido vacinado. Isso representa uma média de menos de 10 pessoas vacinadas por dia na capital.

O dado é preocupante porque o lote de vacinas, que é utilizado na primeira dose, vence em Abril. Isso porque, a vacina contra a dengue é utilizada em duas doses, sendo assim, os lotes atuais só servem para a primeira aplicação. 

Ao todo, 60 salas de vacinação na rede pública municipal de saúde estão oferecendo a vacina contra a dengue em Natal. Incluindo os pontos extras de vacinação nos Shoppings Midway Mall e Partage Norte Shopping, de segunda a sexta-feira, das 13h às 20h, e no sábado, das 15h às 20h. 

Casos de dengue no RN e em Natal continuam crescendo 

Os casos de dengue e outras arboviroses continuam crescendo no Rio Grande do Norte. A palavra 'arbovirose' deriva de "arbovírus", que significa 'vírus transmitido por artrópodes'. Artrópodes são animais invertebrados com patas articuladas, como os mosquitos e carrapatos. O mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya. De acordo com dados da Secretaria de Saúde Pública, nas 13 primeiras semanas de 2024, o Rio Grande Norte teve 10.080 casos de dengue notificados. Sendo 1.573 descartados e 1.606 confirmados, até o último dia (26). 

Leia também :https://saibamais.jor.br/2024/03/rn-e-o-2o-no-nordeste-com-maior-incidencia-de-dengue/ 

Em Natal, a Prefeitura Municipal já decretou emergência em Saúde devido ao número de aumento de casos de dengue. Publicado no Diário Oficial do Município no início do mês,  o decreto nº 13.024 tem prazo de 90 dias, e pode ser prorrogado em caso de necessidade. Entre os bairros com maior concentração de arboviroses estão: Pajuçara, Lagoa Azul, Redinha, Nossa Senhora da Apresentação, Igapó, Felipe Camarão, Nazaré, Cidade da Esperança, Rocas, Tirol e Planalto.

De acordo com o último boletim divulgado pela SMS, foram notificados 2.250 casos de suspeita de dengue nas 12 primeiras semanas do ano, só na capital potiguar. Sendo desses, 951 confirmados, o que significa 299,23 casos a cada 100 mil habitantes. Confira aqui os boletins: https://www.natal.rn.gov.br/sms/boletimEntomoepidemiologico

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.