Natália Bonavides faz seminário para construir plano de governo
Natal, RN 24 de mai 2024

Natália Bonavides faz seminário para construir plano de governo

24 de abril de 2024
1min
Natália Bonavides faz seminário para construir plano de governo
Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A deputada federal e pré-candidata à prefeita de Natal, Natália Bonavides (PT), realiza neste sábado (27) um seminário para construção do plano de governo. O evento acontece a partir das 9h na sede da FETARN, localizada no bairro de Cidade Alta. 

Um formulário online foi disponibilizado para inscrições e, nas semanas seguintes, grupos temáticos vão se reunir para elaborar suas propostas sobre os temas respectivos, de um total de 27.

“A partir desse seminário nós vamos fazer um processo sistematizado em que a gente vai dividir o público que queira participar em grupos de trabalho, e aí fazer um aprofundamento dos temas que nós consideramos fundamentais para constar no plano de governo”, explicou.

Segundo a pré-candidata, a participação popular é um requisito fundamental para uma gestão bem-sucedida. 

“Nós acreditamos que a escuta da população, que essa construção de um plano que leva em conta a participação direta daquelas pessoas que não só são mais afetadas pelos problemas da cidade, como as pessoas que vão melhor ajudar a preocupar soluções, é fundamental.”

Ela ainda criticou as decisões do Executivo feitas em “gabinetes fechados, no ar-condicionado”. Essas ações, acredita, levariam a distorções nas definições das políticas públicas. 

“Vou dar aqui um exemplo: aquela obra da trincheira que a prefeitura de Álvaro Dias quer fazer na Hermes da Fonseca com a Alexandrino de Alencar, isso sem dúvida é uma proposta que jamais seria considerada prioritária pela população de Natal se ela fosse escutada sobre as prioridades da cidade. Então a gente acredita que uma gestão bem-sucedida tem que ser feita com participação popular. E aí a gente começa a fazer o próprio plano de governo, as próprias propostas da campanha em conjunto com esses vários setores da sociedade”, aponta.

Alianças

Atualmente, o arco de alianças da pré-candidata já possui sete partidos, da esquerda à direita. Outras três siglas ainda estão em definições internas e, caso decidam pelo apoio, Natália reunirá o apoio de 10 partidos.

Os já confirmados são: PT, PV, PCdoB, PDT, MDB, PSB e PRD. Por sua vez, PSOL, Rede e UP não estão confirmados, mas irão ao seminário do sábado.

“São sete partidos que estão convocando conjuntamente e três partidos que vão participar, que estão formalizando ainda os seus processos internos de debate sobre apoio, mas que já confirmaram presença. Então além dos sete partidos que convocam juntos esse seminário, nós teremos a presença do PSOL, da Rede e Unidade Popular”, explicou a deputada federal.

“Estamos com um ótimo diálogo com esses três partidos [PSOL, Rede, UP], que estão fazendo os seus debates internos nas instâncias, e que também vão estar presentes, também foram convidados, também confirmaram presença”, continuou.

Vice

Ainda de acordo com Natália, a escolha de quem vai disputar a vice-prefeitura ainda não foi fechada, mas rodadas de conversa com todos os partidos devem ser feitas. O MDB, do vice-governador Walter Alves, é um dos interessados na vaga.

“Tem alguns partidos, como o MDB, que já sinalizaram que tem interesse em dialogar sobre o assunto, mas em termos de nome realmente ainda não há definição”, pontuou.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.