Enem dos Concursos: governo confirma prova para 18 de agosto; RN tem 42 mil inscritos
Natal, RN 13 de jun 2024

Enem dos Concursos: governo confirma prova para 18 de agosto; RN tem 42 mil inscritos

23 de maio de 2024
3min
Enem dos Concursos: governo confirma prova para 18 de agosto; RN tem 42 mil inscritos
katemangostar/Freepik

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou na manhã desta quinta-feira (23) a nova data para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que vai acontecer no dia 18 de agosto em todo o país. Já o local para realização do certame será divulgado junto com o cartão de confirmação do concurso no próximo dia 7 de junho. O CNU, conhecido como o Enem dos Concursos, é a maior prova da história do Brasil, com mais de 2 milhões de candidatos inscritos. O Rio Grande do Norte teve 42 mil inscrições. 

A prova, inicialmente, aconteceria no dia 5 de maio, em mais de 228 cidades do Brasil. Porém, diante das tragédias climáticas que assolam o Rio Grande do Sul, o Governo Federal adiou a aplicação do certame no último dia (3) de maio, dois dias antes da prova. A tragédia que atingiu 468, das 497 cidades gaúchas, já deixou 163 mortos, 72 desaparecidos e mais de 65 mil desabrigados até o momento.

Como a seleção está sendo realizada pela primeira vez, não há um banco de provas para reaplicação. Em comunicado, o MGI garantiu que os mais de 18,7 mil malotes de provas foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro e também foram checados por membros da rede de segurança, que não identificaram qualquer violação dos materiais. Já sobre os locais de remarcação das provas, a pasta precisa confirmar a disponibilidade de cada um dos locais onde aconteceriam o certame mais uma vez, com a prioridade sendo manter os endereços definidos anteriormente. 

No RN, as provas serão aplicadas em quatro municípios, sendo: Natal, Mossoró, Caicó e Parnamirim. A capital potiguar, inclusive, é a cidade com maior número de candidatos, sendo também o 16° município, das vinte cidades com mais inscritos no país, com 28.447 candidatos. Em seguida, vem Mossoró com 7.414 candidatos; depois Parnamirim, com 4.302; e, por último, Caicó, com 2.804. Sobre os locais de aplicação nos municípios do Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão fará tratativas para garantir o acesso de todos os inscritos no estado.  

O documento com detalhes da inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que o participante fez a inscrição, no dia (7) de junho, e lá, os candidatos poderão ver se os locais de aplicação foram mantidos ou alterados.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.