Artistas de Natal são homenageados na Câmara Municipal nesta quarta, 8
Natal, RN 30 de mai 2024

Artistas de Natal são homenageados na Câmara Municipal nesta quarta, 8

6 de maio de 2024
7min
Artistas de Natal são homenageados na Câmara Municipal nesta quarta, 8
Obra de Dorian Gray, artista plástico e escritor natalense, disponível no Museu Café Filho. Foto: reprodução.

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Câmara Municipal de Natal faz a entrega da Comenda Dorian Gray a artistas locais na próxima quarta-feira (08), às 18h30. A atividade é uma iniciativa do mandato da vereadora Brisa Bracchi (PT).

De acordo com Bracchi, a homenagem é uma forma de valorizar aqueles que fomentam a arte na capital potiguar. Na ocasião, o mandato concede também o título de cidadã natalense à ilustradora, quadrinista e roteirista Luiza de Souza, conhecida como Ilustralu.

“Essa é mais uma ação do nosso mandato pelo fortalecimento da cultura em Natal. Nessa sessão solene, além da entrega da comenda para diversos artistas, vamos conceder também o título de Cidadã Natalense à ilustradora Ana Luiza, conhecida como Ilustralu. Através de seus quadrinhos, Ana Luiza vem contando histórias sobre personagens potiguares e suas vivências no nosso estado”, explica a vereadora.

A iniciativa é também uma forma de enfrentar a falta de incentivo aos artistas locais, defende Bracchi.

“Assim como Ilustralu, há muitos talentos produzindo em Natal, mas infelizmente muitos acabam ofuscados pela falta de políticas públicas em prol da cultura na cidade. Com uma Prefeitura que não só não valoriza, mas ainda atrapalha a produção cultural de Natal, a realidade do setor ainda é muito aquém do que o poderia ser”, ressalta.

Comenda Dorian Gray

A Comenda Dorian Gray Caldas foi criada pelo Decreto Legislativo 1390/2018, para ser entregue anualmente a artistas que se destacarem na área da cultura da capital potiguar.

Segundo a proposição, a entrega da honraria deve ocorrer em alusão ao Dia do Artista Plástico, comemorado em 08 de maio. Podem ser agraciados com a Comenda: pintores, escritores, poetas, escultores e demais profissionais em atuação na área da cultura.

Pessoas homenageadas pelo mandato de Bracchi

FLIP

Admirador das artes urbanas desde a infância, teve sua imersão ao universo do graffiti em 2007 aos 13 anos, quando descobriu o spray. Carrega em seus trabalhos regionalismo e  essência das ruas. Atua também em outras áreas artísticas como tattoo, pintura em telas e design.

Clariá

Clariá é Artista Visual Potiguar. Atua na arte urbana, na ilustração e na realização de projetos socioculturais voltados para mulheres em situação de vulnerabilidade. Sua arte dialoga com o cotidiano e toda diversidade de cores, afetos e pluralidades.

Aldenor Prateiro

Pesquisador acadêmico do semiárido nordestino há cerca de 40 anos, tem a inspiração no sertão como inevitável. Hoje, tem como prática artística pesquisar, desvendar, denunciar e intervir em temas relacionados à escravidão/racismo e ao machismo a partir de perspectivas pós-coloniais e decoloniais.

Ilanna Thalma

Artista Visual, Cineasta, Designer Gráfico, Autônoma e Mãe. Seridoense residente em Natal. Sua obra que intersecciona audiovisual e artes visuais, Casa Velha I, é premiada em 5 Festivais de Cinema do Estado. Em suas Assemblagens e Instalações a Artista trabalha com diferentes matérias, construindo Relicários e Altares/Oratórios, numa missão apotropaica. Em seus Bordados, Ilanna trabalha sua sensibilidade em essência, trazendo referências escritas, poéticas e simbólicas. 

Gabi Barbalho

Designer de formação, flui em muitas das linguagens das artes visuais, indo desde série fotográfica premiada no Salão das Artes Visuais da Cidade do Natal à ilustração da capa do disco If You Will, indicado ao Grammy 23, da lenda do jazz Flora Purim. Gabriela é autora e ilustradora de livros infantis que circulam em bibliotecas no território nacional e também é co-realizadora do POTY Mapping, primeiro festival de projeção mapeada do RN.

Gabi Mameri

Gabriela atua de maneira múltipla, permeando o design e as artes visuais. Suas produções e experimentações envolvem não só design de produto e gráfico, como ilustrações, videoarte e fotografia. Atualmente compõe o Rima Estúdio de Criação e o projeto td/nd.

Luana Tayze

Trabalha há 9 anos com fotografia cultural e documental. É formada em Comunicação Social pela UFRN. Em 2018 fez sua primeira exposição através do patrocínio do Sebrae, intitulada de "Caminhos de Várzea". Ganhou o Troféu Cultura de Destaque na Fotografia de 2019 em Natal/RN. integrou a equipe da banda BaianaSystem, fazendo as fotos oficiais de divulgação de dois projetos de seus projetos audiovisuais.

Iasmim Paiva

Também assina e atende como Carmim. É natalense, pessoa não-binária e lésbica. É realizadora audiovisual e artista visual, investigando a linguagem da fotografia, fotocolagem e do zine. Seus trabalhos permeiam gênero, lesbianidade e um realismo fantástico, quase sempre ambientado a magia e a vida no centro histórico de Natal.

João Natal

Arte-educador com formação em artes visuais, estudioso da cultura popular, interessado nos fazeres e saberes da tradição nordestina, trabalha como artista profissionalmente desde os anos 1980. A temática do alfenim, dos caranguejos, dos jogos e brinquedos infantis e a recorrência a objetos e elementos da cultura de tradição, são marcantes em sua  trajetória artística, possibilitando a produção de séries desenvolvidas em técnicas que domina, tais como, o desenho, a gravura, a escultura que dialogam com a  poética da arte contemporânea, através de objetos, instalações e intervenções por ele realizadas.

Júlia Donati

Planta Carne, pseudônimo de Julia Donati, vive e trabalha em Natal, é formada em Design Gráfico e pós graduada em Produção de Documentários. Sua arte costuma transitar por diferentes campos das artes visuais passando pela pintura, ilustração, animação e vídeo.   Costuma pensar em suas criações como uma teia que conecta diferentes linguagens visuais.

Jota Clewton

Arquiteto e Urbanista. Professor do Departamento de Arquitetura; do Programa de Pós-graduação em Arquitetura de Urbanismo; do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente, ambos da UFRN. É um dos coordenadores do grupo Urban Sketchers Natal. É autor de publicações sobre seus desenhos e já ilustrou diversas outras publicações. Por isso, se auto-intitula arquiteto-professor-desenhador.

Verônica Lima

Graduada em Arquitetura e Urbanismo e doutora em Desenho Urbano, professora do curso de Arquitetura da UFRN, Coordenadora do Grupo Universitário de Aquarela e Pastel – GUAP. Artista autodidata. Idealizou e coordenou a organização dos Encontros Internacionais de Aquarelistas de Natal e participa de diversas exposições no Brasil e no exterior.

Yasmim ferreira - exposição virada lgbt 2023

Assina como Amin. É artista visual e designer. Utiliza da pintura, tipografia e desenhos para se expressar, cria quadrinhos e pesquisa Fanzines. Cursa Design na UFRN.  Expôs o Fanzine "Lésbicas - Pequenos retratos lésbicos" na 13º Bienal da UNE (2023).

Mariana Mariana - exposição virada lgbt 2023

Artista, arte-educadora e pesquisadora com formação na UFRN. Nascida em Maceió/AL, possui raízes no território potiguar. Atualmente se dedica ao trabalho em ateliê e faz parte do programa de  pós-graduação em artes visuais na UFPE onde estuda processos criativos.

Luca Delmas

Artista visual atuando em Natal. Tem 29 anos e é estudante de Artes Visuais na UFRN. Faz parte do grupo de experimentação e estudo em arte contemporânea GINGA e é assistente de produção do Gambiarra Cineclube.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.