Construção de ponte da BR 304 vai demorar 10 meses e custar R$ 14,4 milhões
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) autorizou no último dia (29) a construção da nova ponte na BR-304, na cidade de Lajes, no interior do Rio Grande do Norte. O contrato emergencial custou R$14,4 milhões e terá duração de cerca de 10 meses, como apontado pelo órgão. Até a conclusão do serviço, os usuários da BR-304, devem seguir utilizando o desvio implantado pelas equipes do DNIT em área paralela à rodovia.
A construção da nova estrutura será no mesmo local da antiga ponte, que foi destruída no último dia 31 de março, em decorrência das fortes precipitações que atingiram o estado naquele mês. E por se tratar de uma contratação integrada, os serviços vão começar pela elaboração dos projetos executivos de engenharia. Em seguida, as equipes vão iniciar a construção da nova ponte, em uma das principais rotas que ligam Natal e Mossoró, duas das maiores cidades do Rio Grande do Norte.
Desvio foi entregue com atrasos
Depois de 50 dias da queda da ponte que bloqueou o tráfego na BR-304 na altura de Lajes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou na segunda-feira (20) um trecho do desvio da via. Segundo o órgão, os motoristas devem utilizar o desvio até que a nova estrutura seja reerguida.
Lembrando dos fatos, o DNIT adiou, ao menos duas vezes, a entrega do serviço, previsto para ser entregue inicialmente no dia (10), chegando a não definir outra data para conclusão, apontando as chuvas no estado como a principal causa dos atrasos. A pista provisória foi construída com 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura e revestimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de contar com sinalização horizontal e vertical.
Histórico
A BR-304 é a principal ligação entre Natal e Mossoró, as maiores cidades do RN, sendo utilizada por inúmeros motoristas todos os dias. Em 31 de março, um transbordamento nos rios Ponta da Serra e Salgado destruiu uma ponte e bloqueou a BR na altura dos km 204 e 206, altura do município de Lajes. A liberação do desvio representou o fim da espera para os motoristas.