Enfermeiros do RN realizam ato por retroativos do piso salarial
Profissionais da enfermagem do Rio Grande do Norte vão realizar um ato público nesta quinta-feira, 25, em frente à Secretaria de Saúde Pública do RN (SESAP). O movimento quer chamar a atenção para o atraso de um ano no pagamento dos valores retroativos referentes ao complemento do Piso Nacional da Enfermagem, prometidos para o período de maio a agosto de 2023. Uma nota divulgada, o Sindsaúde/RN afirma que houve constantes cobranças nas Mesas de Negociação SUS e nas reuniões das Comissões Estadual e Municipal do Piso, mas não há previsão de pagamento.
A manifestação visa denunciar a demora do Governo Federal em repassar os valores aos estados e municípios. Os servidores também cobrarão da governadora Fátima Bezerra maior pressão política para acelerar o pagamento dos retroativos e solicitarão do prefeito Álvaro Dias e demais municípios mais empenho na resolução do problema.
Além dos retroativos, a categoria reivindica a implantação do Piso da Enfermagem para servidores aposentados, inclusão do reajuste do piso no PCCR e a apresentação da PEC 19/2024. Durante a assembleia, os servidores da enfermagem também votarão em um dia estadual de paralisação e na aprovação do PL dos auxiliares municipais de Natal.