Professores oferecem apoio voluntário para melhorar indicadores no RN
Natal, RN 28 de mar 2024

Professores oferecem apoio voluntário para melhorar indicadores no RN

31 de janeiro de 2019
Professores oferecem apoio voluntário para melhorar indicadores no RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Professores e pesquisadores de universidades públicas e institutos estaduais e federais no Rio Grande do Norte entregaram nesta quinta-feira (31) à governadora Fátima Bezerra uma carta de intenções oferecendo apoio voluntário para melhorar os índices de desenvolvimento do Estado em várias áreas.

Pelo menos 100 profissionais já estariam dispostos a participar do mutirão que inclui serviços de pesquisa, consultoria, análises, diagnósticos e avaliações para o Governo.

A iniciativa é inédita no Estado e expressa na prática, segundo a governadora Fátima Bezerra, a participação popular na gestão:

- É isso que queremos para desenvolver o Estado com sustentabilidade, garantia de direitos e cidadania à população. A defesa das políticas públicas é um desafio para todos nós. Precisamos valorizar a cidadania, desenvolver o Estado aproveitando todo o seu potencial nas diversas áreas econômicas. O conhecimento das nossas universidades pode e deve contribuir para isto, o que vai refletir também na formação de profissionais com maior e melhor interação com toda a sociedade, afirmou a governadora.

O encontro aconteceu na governadoria e contou com representantes da UERN, UFRN, UFERSA, IFRN e Instituto Kennedy. As primeiras áreas temáticas que receberão contribuições serão: Vigilância da Saúde; Organização de Redes de Atenção e Serviços de Saúde; Territorialização de Políticas Públicas; Territorialização em Saúde e Ambiente; Educação Territorializada; Arquitetura do Sistema de Saúde; Gestão da Qualidade; Uso de Drogas; Religiosidade e Espiritualidade; Mecatrônica, Sistemas Computacionais, Robótica; Agroecologia; Movimentos Sociais; Desenvolvimento Rural; Extensão Rural; Tecnologia Social; Economia Solidária; Monitoramento de Políticas Públicas; Educação Básica, Profissional e Tecnológica; Trabalho e Direitos Humanos; Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids); Atenção Básica a Saúde; Empreendedorismo; Juventude e Comunidade; Turismo e Cadeia Produtiva; Planejamento Regional Integrado e Observatório de Cidades.

Professora do IFRN de Parnamirim, Aparecida Fernandes explicou que a ideia de oferecer ajuda voluntária ocorreu ainda em novembro de 2018 durante uma reunião do grupo na qual foi redigido um documento com as prioridades levantadas. Ela destaca que o movimento surgiu “de baixo para cima”, a partir da base.

- Teve uma primeira reunião em novembro, a partir de uma provocação do (atual secretário de Saúde) Cipriano Maia. Também queremos saber quais as prioridades do Governo em relação às políticas públicas. A ideia é que o grupo haja voluntariamente de modo que canalize os projetos em suas instituições para enfrentar os desafios postos para o desenvolvimento do Estado. Foi um movimento que veio de baixo para cima e esperamos que se concretize como compromisso para o desenvolvimento do Estado.

Coordenadora do grupo, a professora do IFRN Aparecida Fernandes entrega a carta à governadora Fátima Bezerra

Aparecida Fernandes ressaltou a contribuição que o vasto trabalho de pesquisa e extensão já desenvolvido pelas unidades de educação superior do Estado pode dar na criação de políticas públicas.

“Podemos, por exemplo, contribuir muito para melhorar o índice de desenvolvimento da educação que hoje é muito baixo em nosso Estado”, sugeriu.

O professor do Centro de Biociências da UFRN Deusimar Freire Brasil explicou que “a intenção é oferecer à administração estadual voluntariamente assessoria e apoio multisetorial. Hoje temos aproximadamente cem professores interessados em oferecer esta participação ao Governo da professora Fátima Bezerra que em sua vida parlamentar sempre se dedicou à educação”, declarou.

Ideb e erradicação do analfabetismo

Os professores e pesquisadores envolvidos no projeto voluntário têm atuação em várias áreas. O secretário de Estado da Educação Getúlio Marques afirmou que vai canalizar esse apoio voluntário para propor ações voltadas tanto para a melhora dos índices de Educação Básica como para a erradicação do analfabetismo no Rio Grande do Norte.

O Estado potiguar obteve a terceira pior nota do país no resultado mais recente divulgado em 2018 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Marques comentou que o Governo está rediscutindo o modelo das escolas de tempo integral, que já apresentam indicadores melhores que o de outras escolas. E afirmou que a ideia é aprimorar a iniciativa:

- A ideia é que com esse apoio a gente trace projetos no caminho das escolas de tempo integral para melhorar ainda mais esse indicador e alcançar uma meta compatível como a queremos. Outro foco é a erradicação do analfabetismo. Por ser um grupo plural e de grande capilaridade estará com ações envolvidas em todo o Rio Grande do Norte. E isso nos dará possibilidade de atacar o problema do analfabetismo.

Coordenador do programa de governo da campanha de Fátima Bezerra, o professor Getúlio Marques destacou a articulação da própria sociedade civil:

- Desde o trabalho na elaboração do programa de Governo deixamos claro que era muito importante a parceria com as instituições, a academia e os institutos. Então houve essa articulação da própria sociedade civil que apresenta agora um programa voluntariado e envolvendo diversas secretarias, como educação, agrária, segurança... a ideia tira também aquele discurso de que a universidade só trabalha para dentro da instituição. A iniciativa do grupo é em favor da sociedade

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.