Empatia para todos
Natal, RN 28 de mar 2024

Empatia para todos

5 de abril de 2019
Empatia para todos

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Empatia, escutar e se aproximar são fundamentais dentro de uma consulta clínica, meus alunos sabem o quanto que eu falo dessas palavras numa "instrumentação técnica" semiológica. Sem empatia não tem como se desenvolver uma entrevista clínica, pelo simples fato que precisamos das melhores e maiores informações para “entender” o que está ocorrendo e pensar em estratégias pra dirimir o problema em questão.

Certo dia um aluno (um pouco constrangido) chegou pra mim, após a aula, e perguntou:

- “Professor, racionalmente eu entendo e compreendo a importância da empatia em uma consulta, agora como se faz para fazer isso na prática? Eu não consigo demonstrar “afeto” para uma pessoa que eu nem conheço direito”, disse.

E eu concordo integralmente com esse aluno, a tarefa de se sentir o “outro” é difícil e até pode ser contra natural nos tempos individualistas de hoje. Agora a angústia desse estudante é o primeiro passo para conseguir progredir na sua formação médica. Sem reconhecer erros e habilidades não melhoramos como médicos e, principalmente, como ser humanos.

E o mesmo problema passa o paciente. Falar de questões e problemas eminentemente pessoais para um “estranho” e estar disposto a escutar possíveis intervenções que podem lhe desagradar é extremamente difícil também. Muitas vezes o paciente finge que fala o que sente, o médico finge que entende simpaticamente (lembrar que simpatia é diferente de empatia) e a consulta fica no 0 a 0. Assim, os problemas persistem e se agravam.

As faculdades de medicinas começaram a se preocupar com isso após quase um século de abandono, lembrando que a formação médica era muito mais humanista até o início do século XX. Mas ainda estamos caminhando lentamente, pois parece que a característica da empatia tem mais a ver com características próprias de cada indivíduo, dificultando muito estratégias de ensino nas escolas médicas.

O que sabemos é que estratégias de ensino que façam o aluno refletir e a falar sobre suas próprias vidas e que busquem ferramentas artísticas tem melhores resultados. A arte como forma de expressar a angústia da formação médica tem tido sucesso em alguns estudos pilotos pelo mundo afora.

Agora isso não é só fundamental na medicina, é fundamental na VIDA. Se colocar no que o outro sente, escutar um discurso "estranho" aos seus ouvidos e se posicionar de forma cordial é a arte de conviver em sociedade. Fora disso é barbárie. A empatia possibilita formação de médicos melhores, mas precisamos de engenheiros, arquitetos, advogados, deputados, biólogos... todos “trabalhados” na visão global dos nossos problemas, só assim sairemos desse atoleiro atual.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.