Governo oficializa apoio às minorias sociais pela 1ª vez na história do RN
Natal, RN 18 de abr 2024

Governo oficializa apoio às minorias sociais pela 1ª vez na história do RN

10 de maio de 2019
Governo oficializa apoio às minorias sociais pela 1ª vez na história do RN

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta sexta-feira (10) a lei que cria oficialmente as secretarias de Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEMJIDH) e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). É a primeira vez na história do Rio Grande do Norte que esses segmentos ganham atenção direta do Estado, com orçamento próprio.

"Nós fizemos um reordenamento do ponto de vista político-administrativo, sintonizados com os compromisso que assumimos. Dizíamos o quanto é necessário avançar pra promover direitos na cidadania e na dignidade e o quanto é necessário fortalecer o setor agropecuário", disse Fátima.

Embora sejam duas pastas novas, o Governo não criou nenhum cargo extra. A reforma foi fruto de um reordenamento entre as secretarias do Estado. Outro ponto é que como os orçamentos de um ano são elaborados e aprovados no ano anterior, os primeiros orçamentos próprios da SEMJIDH e Sedraf só serão conhecidos em 2020.

Secretária da SEMJIDH, Arméli Brennand disse que o objetivo da pasta é construir políticas públicas voltadas para mulheres, juventude, diversidade e pessoas com deficiência:

"Para o Estado, é muito importante ter uma secretaria que cuide dessas pautas", comemorou.

A promotora de justiça aposentada chegou a ser anunciada pela governadora ainda em dezembro de 2018.

Deputados Neltor Queiroz (MDB) e Isolda Dantas (PT) acompanharam a solenidade de criação das secretarias

Também presente na governadoria, Pedro Gork, presidente da UBES, destacou a importância de garantir uma política educacional que emancipe as mulheres e a juventude, no sentido de assegurar um Estado com justiça social, cidadania e igualdade. Ainda segundo o representante do movimento estudantil, a pasta oficializa a política de mulheres dentro do governo, mesmo que tardia.

"O Rio Grande do Norte é o primeiro estado a ter uma prefeita mulher, o primeiro estado a ter uma mulher que votou e só hoje teve condição de uma mulher governadora colocar em prática uma secretaria de mulheres, direitos humanos e da juventude. Eu acho que é motivo de indignação frente às oligarquias que governaram o nosso estado, mas também de muito orgulho em ver a governadora da educação levando a pauta de uma secretaria tão importante."

Segundo Gork, o governo do RN tem o apoio da UBES e de todo o movimento estudantil. "Se a nossa luta é a mesma, a nossa estratégia tem que ser a mesma", finalizou.

Pela primeira vez na história do RN, minorias sociais terão secretarias com orçamentos próprios

Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar,  coordenada por Alexandre Lima, terá por objetivo reconhecer e fomentar o potencial da agricultura para o desenvolvimento do estado. Segundo a governadora, 70% da produção de alimentos no país é oriunda desse tipo de prática. "É necessário fortalecer o setor agropecuário", destacou.

Anunciado por Fátima para assumir a pasta também no ano passado, o professor da UERN disse que a iniciativa pretende apoiar o cooperativismo, a central da agricultura familiar, coordenar a produção de alimentos saudáveis e executar um programa de reforma agrária. Além disso, também pretende se aproximar dos movimentos sociais.

"Os movimentos sociais do campo são nossos parceiros, já que o processo de desenvolvimento não é construído só pelo Estado. Eles terão papel central na construção e execução de todas as políticas. Não se tinha uma estrutura de Estado pensando em agricultura familiar", destacou.

Para Fátima Torres, que integra a coordenação da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária pelas cooperativas, além de dar visibilidade aos trabalhadores, a Sedraf também será importante para auxiliar na co-gestão da CECAFES.

"Nossa expectativa era muito grande porque estávamos sem convênio e sem repasse do Estado há 15 meses. Nós vemos na SEDRAF a esperança do estado regularizar o apoio à central", disse.

Também foi sancionada a Lei que cria a Secretaria de Aministração Penitenciária. O secretário da pasta é Pedro Florêncio Filho, anunciado pelo governo em fevereiro desse ano.

"É importante para que tenhamos uma gestão eficiente que se dá no controle prisional do estado", disse a governadora.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.