RN cai para 10º lugar em ranking da transparência da Covid-19
Natal, RN 20 de abr 2024

RN cai para 10º lugar em ranking da transparência da Covid-19

25 de abril de 2020
RN cai para 10º lugar em ranking da transparência da Covid-19

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Da Agência HiperLAB

Na quarta semana de avaliação sobre a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia da Covid-19 disponibilizadas ao cidadão por estados e União em seus sites oficiais, o Rio Grande do Norte caiu cinco degraus no ranking da transparência, assumindo o 10º lugar entre todas as unidades federativas. O estado manteve os 67 pontos obtidos na avaliação da semana passada, assistindo à ultrapassagem de estados como Rondônia, Amapá e Goiás. Pernambuco, com 98 pontos, permanece líder de transparência de dados no Brasil.

O levantamento é realizado semanalmente pela Open Knowledge Brasil desde o dia 3 de abril, como forma de contribuir com a melhoria da transparência pública dos dados sobre as ações realizadas pelos órgãos públicos durante a pandemia.

A ausência de informações consideradas importantes no boletim diário da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP/RN) impedem o estado de ampliar sua pontuação no levantamento. Por não apresentar informações sobre doenças preexistentes em todos os casos confirmados da doença, o RN pontuou 0,5 de 1 ponto neste quesito. Nota semelhante nos quesitos: proporção entre leitos Covid-19 existentes/ocupados, e apresentação de casos por bairro, distrito, ou hospital. No relatório diário da Sesap/RN é informada a quantidade de casos por município, e a quantidade de leitos ocupados.

Nos quesitos testes disponíveis e apresentação de dados sobre outras doenças respiratórias das pessoas com casos confirmados da doença, o estado zerou a pontuação. Nota igual para o quesito visualização de dados, quando o estado não dispõe de um painel, com dados abertos, para consulta do público em geral sobre o cenário da pandemia no estado.

Estados que estão desenvolvendo mecanismos para oferecer seus relatórios diários sobre a pandemia em formatos abertos e com atualização em tempo real têm ocupado o alto do ranking. No Rio Grande do Norte, o boletim diário é divulgado em formato fechado (PDF), através do site www.saude.rn.gov.

Informação sobre testes em plataforma

Sem constar no boletim diário divulgado pelo Governo do Estado, a informação sobre quantidade de testes realizados e seus resultados é divulgada, em tempo real, na plataforma Corona Vírus RN, criada pelo Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde (LAIS/UFRN), com base em informações do Laboratório Central (LACEN/RN) e SESAP/RN. A inclusão destas informações ou a disponibilização do boletim diário no mesmo formato da plataforma poderia colocar o estado como líder de transparência entre os estados.

Cenário nacional

Em todo o Brasil, segundo a Open Knowledge Brasil, somente quatro estados apresentam informações sobre quantidade de testes disponíveis (Espírito Santo, Goiás, Paraná e Pernambuco).

Confira o levantamento da Open Knowledge Brasil

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.