Justiça Eleitoral proíbe campanha de Álvaro Dias exibida em horário eleitoral gratuito
Natal, RN 24 de abr 2024

Justiça Eleitoral proíbe campanha de Álvaro Dias exibida em horário eleitoral gratuito

13 de outubro de 2020
Justiça Eleitoral proíbe campanha de Álvaro Dias exibida em horário eleitoral gratuito

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A Juíza Eleitoral Francisca Maria Tereza Maia Diógenes concedeu liminar na noite desta terça (13) proibindo a veiculação da campanha eleitoral do atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), que também é candidato à reeleição, com o uso de locução de terceiros. Esse tipo de recurso está em desacordo com a legislação eleitoral. A representação, feita pelo partido Solidariedade e acatada pela Justiça, aponta que o atual prefeito de Natal violou em seu programa veiculado no dia 9 de outubro, durante o horário eleitoral gratuito, o dever de protagonismo imposto pela art. 54 da Lei nº 9.504/97 e pelo art. 74, §4º, da Resolução TSE nº 23.610/2019. Os artigos proíbem o uso de artifícios como locutores e apresentadores, para evitar a pirotecnia durante os programas eleitorais transmitidos em rede de rádio e televisão.

Com a medida, o candidato do PSDB fica proibido de repetir o programa e fazer novas produções com o uso dos mesmos recursos, sob pena de multa de dez mil reais por cada veiculação indevida, além de processo pelo crime de desobediência eleitoral. A legislação também proíbe o uso de montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais. Na decisão, a juíza aponta que ao usar um locutor para comentar sua vida e gestão anterior, bem como para divulgar suas propostas, Álvaro Dias descumpriu a legislação eleitoral. A juíza também argumentou que a medida foi concedida através de liminar para evitar prejuízo aos demais candidatos durante a disputa eleitoral.

Além de Álvaro Dias, a emissora geradora da propaganda eleitoral, a Band Natal, também foi notificada da decisão. Caso descumpra a medida, a emissora será retirada do ar. A Juíza concedeu um prazo de dois dias para que o candidato Álvaro Dias apresente a defesa.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.