A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) inicia, nesta segunda-feira, 27, um ciclo de cinco reuniões destinadas a discussão sobre a nova rede de transporte público que vai vigorar na capital potiguar após a licitação, prevista para o mês de novembro.
Os encontros acontecerão durante toda a semana, sempre a partir das 18h30. A primeira conversa será realizada hoje, no Bairro de Nova Descoberta, na Escola Municipal Professor Ulisses de Góis.
Amanhã, a secretaria se reúne com moradores do entorno de Lagoa Azul, na Escola Municipal João Paulo II. Na sequência, em Pajuçara, na Escola Municipal Zuleide Fernandes; Nossa Senhora da Apresentação e Igapó, na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação; por fim, em Potengi, Salinas e Redinha, na Escola Municipal Professor Iapissara Aguiar.
Confira o calendário completo:
De acordo com a STTU, será disponibilizada uma plataforma digital no site da Prefeitura para as pessoas que não puderem se fazer presentes na reunião possam contribuir com as discussões. Além disso, a Secretaria também vai dispor do canal 156 das 08 às 17h para que o cidadão, que também não puder contribuir pelo site, possa colaborar através de uma ligação gratuita.
Nos próximos dias, a STTU vai percorrer as quatro zonas da cidade e pede a participação de toda população.
Novo desenho
Em 13 de setembro, um novo desenho das rotas de transporte público de Natal foi apresentado na Câmara de Vereadores. A proposta quer viagens mais curtas com sistema integrado.
Outro plano da STTU é aumentar o número de linhas de 55 para 90, além do número de viagens em 62%.
De acordo com o novo desenho, serão 18 linhas estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 corujão.
O projeto também visa reduzir encurtar trajetos de 34km para 19km, tornando o sistema mais rápido.