Dos 18 hospitais públicos do RN, 11 estão com UTIs/Covid lotadas ou com mais de 90% de ocupação
Natal, RN 21 de mai 2024

Dos 18 hospitais públicos do RN, 11 estão com UTIs/Covid lotadas ou com mais de 90% de ocupação

31 de janeiro de 2022
4min
Dos 18 hospitais públicos do RN, 11 estão com UTIs/Covid lotadas ou com mais de 90% de ocupação

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Dos 18 hospitais públicos do Rio Grande do Norte com leitos de UTI para pacientes com Covid-19, oito estão 100% ocupados e três com mais de 90% dos leitos já com pacientes. Os dados são da manhã desta segunda-feira (31) em consulta ao site Regula RN.

Dos 163 leitos de UTIs para pacientes com Covid, apenas 22 estavam disponíveis na manhã desta segunda-feira, mas já havia uma fila de 28 pacientes precisando de cuidados especiais que aguardavam o deslocamento para esses leitos. Outros 19 leitos estavam bloqueados (aguardando a transferência de pacientes) e 21 estavam com pacientes não-covid.

Estão com UTIs lotadas: Hospital dos Pescadores; Hospital Dr Mariano Coelho; Hospital Dr João Machado; Hospital Maternidade Almeida Castro; Hospital Municipal Aluizio Bezerra; Hospital Municipal de Natal; Hospital Rafael Fernandes; Hospital Regional Helio Moraes Marinho. Com mais de 90% de ocupação estão o Hospital Giselda Trigueiro, Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade e o Hospital Maria Alice Fernandes.

Não vacinados são maioria em UTI de Natal

Não há um levantamento geral sobre a quantidade de internados na rede pública de saúde do RN, mas um levantamento realizado semana passada pela Secretaria Estadual de Saúde no Hospital Giselda Trigueiro mostrou que dos 19 pacientes internados naquela UTI, 18 são pessoas que não se vacinaram ou não concluíram o esquema vacinal contra a covid-19. O levantamento foi divulgado quinta-feira (27).

Dos 18 sem a vacinação, metade não tinha registro de ter tomado sequer uma dose, sendo sete intubados e outro traqueostomizado. A UTI do Hospital Giselda Trigueiro, a maior do Rio Grande do Norte, possui um total de 22 vagas de UTI para pacientes com covid-19.

“Esses dados só reforçam a necessidade da vacinação. A rede de saúde está sofrendo uma pressão neste momento, muito em parte por conta de quem não se vacinou ou não atentou para completar sua vacinação. Por isso, reforçamos o apelo aqui para toda sociedade a respeito da proteção, da procura pela vacina, que é segura e claramente eficaz“, reforçou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

Vacinação poderia ter salvo 2 mil vidas no RN

A vacinação de pessoas com comorbidades poderia ter salvo mais de duas mil vidas apenas no Rio Grande do Norte, de acordo com levantamento feito pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

O percentual de óbitos passa dos 94% entre pacientes que apresentavam qualquer tipo de comorbidade e que não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. Em 70,58% dos casos, o paciente não estava imunizado. A análise foi feita com dados coletados a partir do dia 19 de janeiro de 2021, data em que teve início a imunização no RN contra a covid-19.

Vacinação no RN

A vacinação está liberada para todos os potiguares a partir dos 5 anos de idade. Para aqueles acima de 18 anos, a vacinação de reforço está liberada após quatro meses da segunda dose. As doses estão disponíveis em quantidade suficiente nas salas de vacinação espalhadas por todos os municípios.

No caso de Natal, as informações atualizadas sobre os pontos de vacinação, horários, documentos e situação das filas em tempo real podem ser encontradas no site: https://vacina.natal.rn.gov.br/.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.