Nordeste tem menor taxas de mortes e incidências de covid-19 entre as regiões do Brasil
Natal, RN 28 de mar 2024

Nordeste tem menor taxas de mortes e incidências de covid-19 entre as regiões do Brasil

30 de janeiro de 2022
Nordeste tem menor taxas de mortes e incidências de covid-19 entre as regiões do Brasil

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

A região Nordeste apresenta a menor taxa brasileira de mortes por covid-19 e incidência da doença por 100 mil habitantes. Os dados foram reunidos e analisados pelo professor do Departamento de Física da UFRN, José Dias do Nascimento Júnior, responsável pelos gráficos e projeções relacionadas à pandemia no Comitê Científico do Nordeste.

Segundo o físico, a informação foi mostrada nos relatórios da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) em 2021 e segue com a mesma diferença sistemática na análise atual dos dados. A taxa de mortalidade do Nordeste é de 212 mortes por 100 mil habitantes. Já a incidência é 9.278 casos por 100 mil habitantes.

A região Sudeste, por exemplo, tem uma mortalidade de 337 habitantes por 100 mil habitantes. Na mesma região, a incidência de casos é 11.100 por 100 mil habitantes.

Taxa de mortalidade por 100 habitantes, por região

José Dias afirma que o comportamento dos gráficos são resultados de diversos fatores. As principais citadas por ele - e pelo coordenador do Comitê Científico do Combate ao Coronavírus do Nordeste, Sérgio Rezende - é que o Nordeste teve mais adesão às medidas de distanciamento social e às medidas preventivas, como o uso obrigatório de máscaras.

Além disso, o cientista cita as medidas de prefeitos e governadores ao longo da pandemia. Em alguns Estados, os protocolos sanitários foram mais rígidos do que em outras regiões.

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.