Rogério Marinho, no último dia como ministro, fala como pré-candidato, mas amarga rejeição
Natal, RN 29 de mar 2024

Rogério Marinho, no último dia como ministro, fala como pré-candidato, mas amarga rejeição

30 de março de 2022
3min
Rogério Marinho, no último dia como ministro, fala como pré-candidato, mas amarga rejeição

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (PL), foi um dos protagonistas do evento único na agenda do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 30, quando em Parnamirim, foi inaugurada estação para veículo leve sobre trilhos (VLT) no bairro de Cajupiranga. Na ocasião, Rogério despediu do cargo, já que teve que se desincompatibilizar, seguindo a lei eleitoral, para disputar mandato de senador nas eleições deste ano.

Rogério articulou o evento e a vinda do presidente Bolsonaro, de maneira que, de inauguração, o momento se tornou um verdadeiro palanque eleitoral antecipado, com o presidente criticando o sistema eleitoral e os adversários e deputados federais gritando "Fora PT" durante os discursos. Na ocasião, Bolsonaro elogiou Marinho, que terá apoio do presidente da corrida para o Senado.

Nas suas redes sociais Marinho escreveu: "hoje a palavra é GRATIDÃO (sic), meu último dia como Ministro do BRASIL (sic), alegria de ter servido ao meu País. Obrigado presidente, pela oportunidade". No discurso, Marinho evitou criticar adversários e pedir votos, mas insistiu nos elogios a Bolsonaro e na auto exaltação de seu trabalho à frente do ministério. Analistas políticos perceberam no evento como um todo e nos discursos de Rogério e Bolsonaro menos uma prestação de contas dos investimentos no VLT e mais uma ação de campanha eleitoral antecipada.

Contudo, Rogério Marinho terá dificuldades na sua campanha para o Senado. Para além da bolha do bolsonarismo, Rogério é constantemente associado à reforma trabalhista, na qual ele foi relator quando ainda deputado federal, em 2018. O fato da reforma não ter aumentado vagas de empregos e ainda ter precarizado as relações entre trabalhadores e patrões certamente será lembrado na campanha pelos adversários.

Esse desgaste pode ser aferido pelas pesquisas. Na mais recente divulgada na terça-feira, 29, pela Rádio Difusora de Mossoró/Instituto Agora Sei, na faixa estimulada Rogério aparece com 17,1% enquanto o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT) lidera tranquilamente com 26%. Em pesquisas anteriores Rogério também aparece entre segundo e quarto lugar. Ele enfrenta rejeição de parte do eleitorado por causa da reforma trabalhista e poe ser associado à perda de direitos. E ainda terá contra sua candidatura a rejeição ao Governo Bolsonaro, apontada por todas as pesquisas.

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.