Adeus ao “Bola de Prata”: morre Alberi, maior ídolo da história do ABC
Natal, RN 18 de mai 2024

Adeus ao “Bola de Prata”: morre Alberi, maior ídolo da história do ABC

29 de outubro de 2022
3min
Adeus ao “Bola de Prata”: morre Alberi, maior ídolo da história do ABC

Ajude o Portal Saiba Mais a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Morreu, na noite dessa sexta-feira (28), em Natal, Alberi José Ferreira de Matos. O ex-craque do ABC e um dos maiores ídolos do futebol potiguar, estava internado no Hospital da Hapvida e tratava complicações da diabetes. 

Natural de Pernambuco, Alberi faleceu aos 77 anos de idade. Dono de jogadas icônicas no melhor estilo “futebol arte”, marcou história por ter sido o único jogador atuando no Rio Grande do Norte a conquistar uma das maiores premiações do futebol brasileiro: o Troféu Bola de Prata.

Isso foi em 1972, quando ele atuava pelo ABC, seu time do coração. Foi também nesse ano que integrou a seleção do Campeonato Brasileiro.  Em 2022, o feito completa 50 anos e ainda é considerada a maior conquista individual de um jogador atuando em clube potiguar.

Mas Alberi também teve passagens por outros times. Além do “Mais Querido”, onde virou sinônimo da camisa 10 e deu nome ao Centro de Treinamento do clube, atuou no América (RN), no Santa Cruz (RN), no Baraúnas (RN), no Alecrim (RN) no Campinense (PB),  entre outros.

Só pelo alvinegro potiguar, marcou 210 gols e conquistou cinco títulos estaduais, numa sequência épica: 1970, 1971, 1972, 1973 e - após um hiato no clube - 1983. Além deles, contabiliza um título estadual pelo América (RN) e outro pelo Campinense (PB).

Clubes, amigos e personalidades lamentaram a morte do “Bola de Prata”. Em nota, o ABC manifestou profundo pesar e decretou luto oficial de três dias. Nas redes sociais, o América-RN lamentou o falecimento de Alberi e relembrou sua história com o alvirrubro.

⚫⚪ Nota de Pesar - Alberi

Confira: https://t.co/fSLhJ9kE4X#AlberiEterno pic.twitter.com/kWLPlviYdn

— ABC Futebol Clube (@ABCFC) October 29, 2022

NOTA DE PESAR 😔

É com imenso pesar que lamentamos o falecimento do ex-atleta Alberi Ferreira de Matos, ou simplesmente “Alberi”, que nos deixou na noite desta sexta-feira (28). pic.twitter.com/nPqMvBADnw

— América-RN (@AmericaFCNatal) October 29, 2022

A Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol também se pronunciou. Em nota, expressou imensa tristeza pela partida de um dos maiores ídolos do futebol potiguar de todos os tempos. O presidente do órgão, José Vanildo, determinou 1 minuto de silêncio em homenagem a Alberi nos jogos da rodada deste sábado da 2ª Divisão do Campeonato Potiguar. 

Nota de Pesar
Comunicamos, com imensa tristeza, o falecimento de Alberi José Ferreira de Matos, os simplesmente Alberi. Um dos maiores ídolos do futebol potiguar de todos os tempos. Todos que fazem a FNF lamentam profundamente e se solidarizam com a família e fãs. #RipAlberi pic.twitter.com/ohE9FX7G1x

— FNF | RN (@fnfrn) October 29, 2022

E o amigo @carloshdfialho me avisa hoje cedo que um dos meus ídolos do futebol, o gênio Alberi, nos deixou. Triste.
Maior ídolo da história do ABC, Alberi morre em Natal aos 77 anos | abc | ge https://t.co/MRVRaVkLwF

— xico sá (@xicosa) October 29, 2022

O velório acontece a partir das 9h, no Centro de Velório São José, em Lagoa Seca. A missa será celebrada às 14h, no mesmo local, e o sepultamento está marcado para as 16h, no Sempre Cemitério Zona Norte (Antigo Parque da Passagem).

As mais quentes do dia

Apoiar Saiba Mais

Pra quem deseja ajudar a fortalecer o debate público

QR Code

Ajude-nos a continuar produzindo jornalismo independente! Apoie com qualquer valor e faça parte dessa iniciativa.

Quero Apoiar

Este site utiliza cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.